15ª Escola Regional de Redes de Computadores traz a Santa Maria uma das pioneiras da Internet brasileira

Liane Tarouco palestrará terça-feira (26) na abertura oficial da 15ª Escola Regional de Redes de Computadores.

Internet das coisas, cidades inteligentes, sistemas autônomos, big data e computação em nuvem são alguns dos temas que serão abordados na 15ª Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2017) que será realizada entre os dias 25 e 29 de setembro. O evento é anualmente promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e esta edição está sob a coordenação geral do professor do departamento de Computação Aplicada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Carlos dos Santos. Ao longo dos anos, a ERRC tornou-se um dos mais importantes eventos científicos em redes de computadores no Rio Grande do Sul.

Este ano a programação conta com a participação de referências como a professora e pesquisadora Liane Tarouco, considerada uma das pioneiras da Internet brasileira, além de autora do primeiro livro de redes de computador do Brasil. Sua palestra será após a abertura oficial, na terça-feira (26), às 18h, no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia da UFSM. Na ocasião, a convidada falará sobre internet das coisas, ou seja, sobre o modo como as coisas estão conectadas e se comunicam entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.

A Escola de Redes de Computadores é um fórum técnico-científico para a área, onde acadêmicos e profissionais podem discutir o nível mais alto de desenvolvimento e as tendências em redes de computadores. A programação inclui palestras, minicursos, apresentações de artigos e o primeiro Hack ERRC – em que grupos de trabalho são destinados a criar, desenvolver e apresentar ao público ideias criativas e inovadoras nos assuntos relacionados à redes de computadores e comunicação de dados em apenas um turno. A programação completa pode ser acessada no site do evento e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento até o dia 29, pelo formulário de inscrição on-line da SBC. A Escola dirige seu foco principalmente aos alunos de graduação e pós-graduação, bem como aos profissionais que atuam em redes de computadores dentro do âmbito do estado.