Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Dia Mundial Sem Carro! Saiba mais sobre a data e como ajudar a causa

O dia 22 de setembro é conhecido mundialmente como a data em que deixamos de lado os carros e buscamos alternativas sustentáveis para a locomoção diária. Anualmente é proposta uma reflexão sobre o uso excessivo de veículos e os danos que essa atitude pode causar ao meio ambiente. Em diversas cidades do mundo, são realizadas atividades em defesa da qualidade de vida.

banner hall reitoriaa

A data foi criada na França em 1997 e passou a ser adotada no Brasil em 2003, com atividades sendo realizadas em São Paulo, em sua maioria por ciclistas. A UFSM e o Centro de Tecnologia incentivam o uso de maneiras alternativas de locomoção, estimulando a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis. Segundo o GeMob, das 7800 pessoas que se dirigem ao campus diariamente por meio de automóveis, 66% vem sozinhas.

O transporte público, a bicicleta e até mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com a preservação do meio ambiente e também com a sua saúde e bem-estar. Se ainda assim você quiser manter o carro, pode praticar a Carona Solidária, convidando alguém para se juntar a você durante o seu trajeto. Segundo o GeMob, se todas as 7800 pessoas que vêm para a universidade sozinhas aderissem a essa ideia, teríamos uma redução de aproximadamente 23% no número de veículos que trafegam nas faixas que dão acesso ao campus.

Participe dessa causa e colabore com a mobilidade urbana de sua cidade e com a qualidade de vida das pessoas à sua volta. A Universidade Meio Ambiente (Uma) compartilhou algumas dicas sobre como você pode contribuir com essa ideia. Confira a publicação na página do Facebook.