III SEMINDE integra UFSM e Forças Armadas na discussão sobre novas tecnologias

Entre os dias 8 e 9 de novembro, foi realizado o III SEMINDE (Seminário Internacional de Defesa), no Hotel Business Beira Rio – Recanto Maestro. A UFSM participou da mostra tecnológica, com trabalhos do GSAC (Grupo de Sistemas Aeroespaciais e Controle), Programa NanoSatC-BR (parceria INPE e UFSM), GEPSE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Sistemas Embarcados) e do grupo universitário de foguetes UFSM Rocket Lab.

O SEMINDE é uma promoção do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, realizado pela ADESM (Agência de Desenvolvimento de Santa Maria) com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do COMDEFESA/FIERGS, da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro Universitário Franciscano, do Santa Maria Tecnoparque, do Comando Militar do Sul, do Comando do 5º Distrito Naval, da 3ª Divisão de Exército, da ALA 4 (Base Aérea de Santa Maria) e da representação das empresas do APL. Entre os convidados estiveram o Ministro da Defesa Raul Jungmann e o Secretário Estadual de Segurança César Schirmer.

Entre as participações da UFSM no evento estiveram os trabalhos do GSAC, sobre sistema de controle automático de voo “fly by wire” e modelagem de mecânica de voo e o do GEPSE, que desenvolveu um estudo sobre sistema de simulação de leis de controle. Foi realizada ainda uma mostra tecnológica, onde os resultados foram demonstrados na prática.

O INPE também contribuiu no evento, apresentando as missões NanoSatC-BR1 e NanoSatC-BR2, das quais a UFSM participa. Além disso, foi feita a apresentação de uma bancada de teste de motor-foguete, desenvolvida pelo grupo Rocket Lab.

O professor André Luis da Silva, coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, participou do evento e elogiou as contribuições da UFSM: “Todos esses trabalhos são interligados e apresentam tecnologias que são importantes para o projeto de controles automáticos de voo, propiciando meios de projetarmos sistemas localmente, nos tornando menos dependentes de tecnologia estrangeira, o que é crítico em sistemas de defesa.”

Para ele, O III SEMINDE foi uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica da UFSM:

“Um evento assim é muito importante para aproximar a UFSM das empresas locais e das forças armadas, que são parte muito significativa da economia de Santa Maria. A interação dos professores e alunos com este meio pode trazer parcerias úteis para o desenvolvimento acadêmico, além da possibilidade de trazer recursos para a instituição. No entanto, o mais importante é buscar uma união para desenvolver tecnologia nacional.”

Ele ainda destacou positivamente a dinâmica das atividades, que propiciaram uma boa integração entre todos: “O evento foi muito bem organizado e possibilitou uma boa interação entre todos os participantes.” O III SEMINDE contou com espaço para perguntas após as palestras e discussões na mostra de pôsteres, nas apresentações acadêmicas e na mostra tecnológica, além de coffee breaks, coquetéis e brunchs.

Para mais informações sobre o III SEMINDE, acesse o site do seminário, ou contate o professor André Luiz pelo e-mail: taurarm@gmail.com

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.