Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Grupo ASA realiza atividade beneficente na sede do CACC na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira (20), a partir das 20h, será realizado o “Evento Integrado das Artes UFSM”, na sede do CACC (Centro de Apoio à Criança com Câncer), que contará com um sarau musical e um espetáculo teatral. As atividades são um projeto de execução do grupo Arquitetura de Ação Social e Ambiental (ASA), que tem orientação da professora do Departamento de Expressão Gráfica, Taís Alves, e conta com bolsistas do curso de Arquitetura e Urbanismo.

O evento será a segunda atividade organizada pelo ASA em parceria com o CACC. O grupo já havia realizado uma série de oficinas artísticas na Casa, nas quais as crianças puderam expressar e desenvolver sua criatividade. “Queremos descaracterizar essa visão de que a arquitetura é apenas para as elites. A intenção sempre foi beneficiar comunidades que necessitam desse apoio”, comentou a professora Taís.CACC 3

As oficinas foram realizadas mensalmente, sendo a primeira em abril de 2017. A professora Taís explicou os objetivos dessas atividades: “O intuito foi de trazer atividades artísticas e alegres para que as crianças em tratamento pudessem se divertir e se distrair por um momento”.

Os bolsistas do grupo, Ana Paula Rovedder e Matheus Rosa, ambos estudantes do 8º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, estiveram presentes nas oficinas. “Essas atividades são importantes porque nunca tivemos contato com esse tipo de situação. No curso trabalhamos projetos. O cliente é sempre hipotético e não temos noção real do orçamento. Foi completamente diferente de tudo que havíamos aprendido”, relatou Ana.

Matheus ainda contou a experiência de trabalhar com as crianças do CACC: “Nas oficinas, vínhamos com a ideia de ensinar as crianças, mas, na verdade, nós aprendemos muito mais. Quando chegávamos aqui, as crianças nos desmontavam. Percebemos que não é possível controlar tudo. Essas crianças, às vezes, têm uma vivência de mundo muito mais madura e sacrificada do que a nossa”.EVENTO CACC

A professora Taís ressaltou a importância de atividades lúdicas: “A Casa trabalha com questões muito sérias, que podem causar sensações muito ruins. É necessário tentar alegrá-las o máximo possível”. Com esse objetivo, surgiu a ideia de construir um espaço de entretenimento dentro do CACC, projetada pelos bolsistas do grupo ASA, que possibilite atender atividades culturais e de lazer. A organização do evento contou com o apoio do professor do Departamento de Artes Cênicas, Daniel Plá, para o desenvolvimento do espetáculo teatral e do professor do curso de Música da UFSM, Glaubert Nuske, para a realização do sarau musical.

As atividades do dia 20 contarão também com a participação de funcionários do CACC. “Nós sempre pensamos em abranger todo mundo nas atividades, que elas não fossem só para as crianças”, observou a professora Taís. O vice-presidente da Casa, Ubiratan Santos, será um dos atores da peça: “Eu sempre fui militar, muito sério, mas em todos os ensaios me diverti muito. Às vezes me lembro de algumas cenas e começo a rir sozinho”.

A gerente de marketing da Casa, Dânia Oliveira, também vai participar do espetáculo de teatro: “Tem sido uma experiência excelente, me diverti muito nos ensaios. Ficamos imensamente agradecidos ao grupo. A ideia é que a UFSM, que fica tão próxima daqui, esteja sempre integrada conosco”.

O Centro de Apoio à Criança com Câncer foi fundado em 1996, com o objetivo de receber crianças e adolescentes de 0 a 21 anos, com um acompanhante, que recebem tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria. A presidente e fundadora, Marli Tarragó, considera o CACC uma instituição abençoada: “Às vezes nos perguntamos como conseguimos construir essa casa. Sem dinheiro público, sem empréstimo, só com a boa vontade da comunidade. E até hoje nos mantemos somente com doações. Mesmo assim, sempre há fartura. Isso se deve à nossa credibilidade, sempre fizemos um trabalho sério”.

O CACC recebe doações em dinheiro de qualquer pessoa, tanto pelo site como pessoalmente. Além disso, podem ser doadas roupas para o brechó da Casa. O Evento Integrado das Artes UFSM acontecerá na próxima quarta-feira (20), a partir das 20h. O ingresso será uma doação para o brechó e as vagas são limitadas e serão controladas por ordem de chegada. Para mais informações, acesse a página do Facebook da instituição ou contate a professora Taís, pelo e-mail: taispeixotoalves@hotmail.com

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.