Professor do PPGI orienta tese em universidade paraguaia

O professor do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFSM, Raúl Ceretta Nunes, orientou a tese “Deteección de ataques en aplicaciones web aplicando la Transformada Wavelet”, que aprovou Cristian Ramón Cappo Araujo como doutor em Ciências da Computação pela Universidad Nacional de Asunción (UNA), do Paraguai. A tese também contou com orientação da professora do Departamento de Matemática da UFSM, Alice Kozakevicius, e o do professor da Facultad Politécnica da UNA, Christian Shaerer.

O professor Raúl comentou o tema do trabalho apresentado por Crisitian Araujo: “a Internet nos trouxe uma série de facilidades, mas também muitas vulnerabilidades. Uma empresa que presta um serviço via internet está sujeita a ter seu serviço interrompido por um atacante que não fazemos ideia de onde pode estar. Se o serviço for o principal meio de receita da empresa, o ataque pode gerar muito prejuízo. Se for um serviço crítico, tal como serviços ligados a defesa civil, a indisponibilidade pode causar inclusive muitas mortes. Para contornar este problema, é preciso haver softwares que identificam com precisão os ataques. Neste trabalho de doutorado, o que fizemos foi investigar um novo método para identificar estes ataques a partir da análise por novos métodos matemáticos: o da análise de transformadas wavelets”.

A integração entre UFSM e UNA vem de uma parceria iniciada em 2009, como explicou o professor Raúl: “ela iniciou a partir de intercâmbios em nível de graduação pela AUGM (Associação Grupo Montevideo), da qual a UFSM faz parte. Após firmado o acordo de cooperação internacional entre UNA e UFSM, a parceria avançou para orientações conjuntas de trabalhos de iniciação científica e parcerias em trabalhos de mestrado e doutorado”.

Ele também falou sobre as vantagens desse acordo: “a troca de experiências permite fortalecer nossas pesquisas e potencializa publicações mais qualificadas. Foram orientadas três outras dissertações de mestrado aqui na UFSM, com forte interação das equipes. Também recebemos alguns alunos de graduação aqui para realizar trabalhos específicos. O resultado é uma melhor motivação dos nossos alunos por visualizarem a internacionalização do grupo e a necessidade deles próprios de vislumbrarem oportunidades globais e dominarem outras línguas”.

O PPGI da UFSM iniciou suas atividades em março de 2007, buscando preparar profissionais capacitados para contribuir com a evolução do conhecimento do ponto de vista científico e tecnológico. Para o professor Raúl, a parceria com a UNA pode trazer muitos benefícios para alunos e professores: “intercâmbios com grupos de outros países fortalecem os trabalhos e demonstram a internacionalização da nossa pesquisa, o que certamente ajuda a demonstrar que temos condições de realizar pesquisas avançadas e de qualidade”.

Ele ainda comentou sobre a possibilidade de implementação de um doutorado em Ciências da Computação na UFSM: “não há uma data prevista, mas muitos professores do PPGI estão trabalhando para que possamos ter um doutorado na área de computação no Centro de Tecnologia em alguns anos”.

Para mais informações sobre a parceria entre UFSM e UNA, acesse a página da SAI ou o portal do PPGI.

foto-raul-ceretta.jpg

O Prof. Raúl é o terceiro da esquerda para a direita e o Dr. Cristian, o quinto. Fotografia de: María Elena Torres.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.