Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Presidente do CNPq profere conferência na UFSM

Palestra será realizada nesta sexta-feira (23), às 14h, no Auditório Wilson Aita

Mario_Neto_Borges_Créditos_-_Fapemig_1.jpgA conferência com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Brasil” será proferida pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Mário Neto Borges nesta sexta-feira (23), às 14h, no Auditório Wilson Aita, anexo ao Centro de Tecnologia (CT), no campus sede da UFSM. A palestra é promovida pelo Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM (Ciped) e será mediada pelo diretor do CT, professor Tiago Marchesan.

O engenheiro eletricista Mário Neto assumiu a presidência do CNPq em 2016. Ele possui artigos científicos publicados (http://bit.ly/2pqrrqf) analisando o ensino superior no Brasil, como também já se debruçou sobre as pesquisas de desenvolvimento de Inteligência Artificial. Além disso, já foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Em sua fala na UFSM, o pesquisador deve abordar o papel da pesquisa e das Universidades para o desenvolvimento do país: “O presidente do CNPq vem à UFSM para contextualizar como a ciência e a tecnologia desenvolvidas dentro das Universidades podem realmente reverter em benefício da sociedade brasileira”, antecipa Tiago Marchesan.

Além da conferência, em sua chegada à Santa Maria, na quinta-feira, o presidente do CNPq será recebido pelo reitor Paulo Afonso Burmann e, em seguida, conhecerá as instalações da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec). Na sexta-feira, Mário Neto também visita o Santa Maria Tecnoparque.

O Ciped, promovido pelo Centro de Educação e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), será composto por conferências, momentos culturais, mesas-redondas e debates. A palestra com o presidente do CNPq será aberta a toda comunidade. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail prograd@ufsm.br e do telefone (55) 3220.8338.