Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Vice-reitor busca apoio do Governo do Estado para investimento em laboratórios do CT

d9d03b1f-f87a-4681-a543-bb3d29749c14.jpg.500x375_q85_crop-scale.jpgO vice-reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, participou na terça-feira (20), em Porto Alegre, de uma reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi. Em pauta, estava a possibilidade de ampliação dos convênios na área de pesquisa científica e de inovação tecnológica entre o Estado e a UFSM. Também participaram do encontro o secretário adjunto, Evandro Fontana, e o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

De acordo com Schuch, foi debatido com o secretário o apoio na qualificação de laboratórios da UFSM para a prestação de serviços para o Governo do Estado e a sociedade de modo geral. A parceria com o governo se dá por meio do programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, que visa a estimular, apoiar e coordenar a integração entre universidades, centros de pesquisa e setor produtivo.

Em 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) financiou a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Ensaios Fotovoltaicos do Instituto de Redes Inteligentes, que recentemente se tornou o único do Brasil acreditado pelo Inmetro para ensaios com potências até 50 kW. O objetivo é que, desta vez, os laboratórios dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UFSM recebam o apoio do governo. Nos próximos dias, uma equipe técnica da universidade fará uma visita à Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) para verificar as potencialidades dos laboratórios do Estado e as possíveis parcerias com a UFSM.

Lei do Teto – O vice-reitor ainda discutiu com o secretário formas de viabilizar o repasse de recursos extraorçamentários à universidade, minimizando os impactos da Emenda Constitucional 95, conhecida como a Lei do Teto. “Hoje, o acesso aos recursos obtidos pela universidade por meio de parcerias é limitado pela Lei do Teto, que restringe os gastos públicos de acordo com o orçamento, inviabilizando novos investimentos”, explica Schuch. Segundo o vice-reitor, o secretário Biolchi comprometeu-se em verificar juridicamente a possibilidade de garantir o acesso aos recursos para investimentos nos laboratórios.

Com informações das assessoria de comunicação da SDECT e do Gabinete do Reitor