Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PET da Engenharia Civil oferece cursos de revisão de conteúdos do ensino médio



29595169 1047251632090738 9201744288519355977 nO Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (PET-Civil) realizou, no mês passado, a 6ª edição do Curso de Pré-Cálculo, organizado com o intuito de revisar conceitos matemáticos do ensino médio, além de abordar conteúdos introdutórios às disciplinas de Cálculo ‘A’ e Álgebra Linear, buscando facilitar a compreensão dos conteúdos durante o semestre. Mais de 50 estudantes participaram da atividade, que foi aberta a todos os alunos de engenharia da UFSM.

O Curso de Pré-Calculo é uma iniciativa que visa auxiliar a vida dos alunos que estão ingressando nos cursos de engenharia da UFSM, como contaram os membros do PET-Civil: “os participantes têm a possibilidade de revisar conceitos que muitas vezes chegam esquecidos, além de acompanhar matérias que serão futuramente abordados em seus respectivos cursos de graduação”. Eles ainda relataram a grande procura que o curso vem obtendo: “nossas inscrições tiveram que se encerrar muito antes do prazo previsto, por conta do elevado número de inscrições. Acreditamos que o fato do curso estar em constante evolução faz com que os estudantes que já participaram de edições anteriores incentivem seus calouros a participar”.

Para os membros do PET-Civil, é de extrema importância despertar o interesse dos calouros em buscar um bom desempenho desde o primeiro semestre, e foi com esse intuito que surgiu o Curso de Pré-Cálculo. O grupo contou que os maiores desafios enfrentados na realização das atividades se deram por conta da inexperiência: “foi o nosso primeiro contato com esse tipo de atividade. Com o passar das edições, fomos aprendendo muita coisa, e notamos uma grande evolução das primeiras aulas até os dias de hoje, tanto na maneira como o curso é dado, quanto pelo interesse dos participantes”.

Todas as seis aulas do curso foram ministradas por membros do PET-Civil, divididos pela afinidade de cada um com os conteúdos em questão. Segundo o grupo, “cada um dos ministrantes elabora seu próprio material e possui total liberdade de organizar a aula da maneira que achar mais conveniente”. Eles ainda ressaltaram o aprendizado que essa experiência pode trazer: “para eles, o curso é a oportunidade de desenvolver a oratória, a expressividade e a didática, além de saber que estão contribuindo para a formação de diversos estudantes”.

A iniciativa do PET-Civil busca auxiliar e complementar a graduação dos participantes da melhor forma possível, e pode ser replicada por outros estudantes, como sugeriram os membros do grupo: “o Curso de Pré-Cálculo aborda conteúdos que são básicos a todas as engenharias, no entanto, a mesma ideia pode e deve ser aplicada a conteúdos específicos de cada curso”. Eles ainda incentivaram a aplicação de mais atividades do tipo: “a aprendizagem pode ir muito além da relação aluno/professor e a transferência de conhecimento entre estudantes é um ótimo exemplo disso. Dessa forma, esperamos estimular todos os cursos e centros de nossa Universidade a desenvolverem atividades que tenham como objetivo auxiliar os acadêmicos recém-chegados”.

A próxima edição do Curso de Pré-Cálculo deve ser realizada no início do segundo semestre letivo de 2018. Para acompanhar todas as atualizações do PET-Civil, confira a página do grupo no Facebook.

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-1264

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes