Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Experiência e imersão: as oportunidades proporcionadas pela parceria UFSM/CISB

Com o objetivo de expandir os horizontes de suas pesquisas, a UFSM firmou, em setembro de 2017, parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB). A associação é privada e sem fins lucrativos, tendo como objetivo atuar como elo internacional entre Suécia e Brasil, promovendo o diálogo e a colaboração. A iniciativa proporcionou oportunidades de aproximação de estudantes e professores da universidade com empresas e instituições de ensino de ambos os países.

O ex-professor da UFSM, Renato Machado, foi quem sugeriu a parceria: “foi a partir de uma iniciativa que eu tive de apresentar o CISB para o Reitor Paulo Burmann e para a Secretaria de Apoio Internacional (SAI). Como o CISB é a agência no país que dá apoio às parcerias institucionais entre Brasil e Suécia, achamos interessante buscar a associação da UFSM junto a eles”, contou ele.

O professor Renato ainda falou sobre as oportunidades que ele identifica a partir da aproximação entre Brasil e Suécia: “elas estão principalmente no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação no setor aeronáutico e aeroespacial, em projetos que envolvam ambas as nações”.

Imersão

A parceria entre UFSM e CISB também proporciona a possibilidade de docentes e estudantes obterem experiências e aprendizados novos. O professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Nattan Caetano, teve a possibilidade de participar da Imersão no Sistema de Inovação Sueco, onde conheceu cidades, empresas e instituições de ensino suecas: “visitei as empresas GKN Aerospace, em Trollhättan, a ABB, em Västerås, a SAAB, em Linköping, o Epicenter, em Estocolmo e as universidades de Linkopen, KTH e Mälardalen”, relatou ele.

Na Suécia, o professor Nattan teve a oportunidade de aumentar sua gama de contatos: “firmei uma parceria com o professor Konstantinos Kyprianidis, da Universidade de Mäladerlen, com quem desenvolvi um artigo sobre modelagem da radiação de chamas aplicado à propulsão aeronáutica, publicado na revista Thermal Science and Engineering Progress, da editora Elsevier. Também conheci o professor Mehdi Eshagh, da Universidade de West, que recebeu uma aluna minha de graduação para um estágio extracurricular”, contou ele.CISBB.jpg

Experiência

A acadêmica de Engenharia Aeroespacial, Kátia Maier dos Santos, ficou um mês na cidade de Trollhättan, entre os dias 1 e 28 de fevereiro. “Foi uma ótima experiência tanto em termos acadêmicos como culturais. Apesar do inverno rigoroso, eu consegui conhecer alguns lugares e aproveitar bastante. Eu estava pesquisando sobre geodésia e órbitas de satélites com supervisão do professor Mehdi. Lia alguns trechos de livros e implementava a órbita de um satélite no programa MATLAB”, relatou ela.

A colaboração com o professor Mehdi deve prosseguir pelos próximos anos, proporcionando à Kátia outras experiências, como a realização de seu TCC, estágio obrigatório e PhD na Suécia. “Estou bem animada com a continuação dessa parceria e com a possibilidade de fazer um PhD lá. Acredito que será uma ótima oportunidade de ter um vínculo mais forte entre as universidades”, comentou ela.

Futuro

Vendo a continuidade e fortificação da parceria entre UFSM e CISB, o professor Renato Machado disse estar animado com o futuro: “a parceria entre os governos dos dois países já vem de longa data, assim acho que essa parceria continuará sendo favorável para que professores e alunos da UFSM tenham mais acesso às oportunidades que estão dentro do convênio Brasil/Suécia”.

Para mais informações, acesse o site do CISB ou entre em contato com a Secretaria de Apoio Internacional da UFSM pelo e-mail: sai@ufsm.br

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.