PPGEQ organiza 12ª edição do EBA e quebra recordes de participação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) realizou, nos dias 27, 28 e 29 de abril, o 12º Encontro Brasileiro sobre Adsorção (EBA), que ocorreu no Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade do Rio Grande do Sul (FAURGS), em Gramado (RS). O evento contou com 446 inscritos e 313 trabalhos publicados, números que superaram as 11 edições anteriores.

A 12ª edição do EBA contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento, que ocorre desde 1996, busca reunir a comunidade científica, acadêmica e empresarial na área de adsorção do Brasil e do exterior. Estiveram presentes professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Entre os palestrantes presentes estiveram os professores Éder Cláudio Lima (UFRGS), Ivanildo José da Silva Junior (UFC), Luiz Antônio de Almeida Pinto (FURG), Marcelo Godinho (UCS) e Nehemias Curvelo Pereira (UEM). “A atratividade da cidade de Gramado também ajudou, mas a qualidade dos palestrantes foi um dos fatores principais para o sucesso dessa edição”, afirmou o professor do Departamento de Engenharia Química, Guilherme Dotto, que esteve na organização do EBA 12.

EBA.jpgPara o professor Guilherme, o sucesso da 12ª edição do EBA foi uma surpresa positiva para todos os envolvidos na organização. Ele afirmou que o evento superou as expectativas, e ressaltou os saldos positivos: “Os trabalhos apresentados foram de alta qualidade e poderão ser publicados em diversas revistas, foram estabelecidas parcerias com alguns dos pesquisadores que participaram e a coesão entre todos os professores do PPGEQ aumentou signficativamente”.

O professor Guilherme ainda destacou o comprometimento do PPGEQ na organização do evento. Para ele, todo o esforço valeu a pena. “Uma das principais motivações para a organização desse evento foi elevar o conceito do PPGEQ da UFSM, e torná-lo mais conhecido nacionalmente. Creio que o sucesso da edição vai ajudar nisso”, relatou o professor Guilherme.

EBA12.jpg

Sobre a temática do evento:

Na natureza existem várias formas de interação entre moléculas, uma delas é a adsorção. Nesse sistema, um fluído, que será chamado de adsorvido, se adere e é retido à superfície de uma substância, que recebe o nome de adsorvente. Essa interação entre adsorvido e adsorvente pode ocorrer por meio de forças de naturezas física ou química. Um bom exemplo de situação em que ocorre a adsorção é o uso do carvão para retirar odores em geladeiras. O carvão tem uma grande quantidade de poros em sua superfície, que adsorvem esses gases, acabando com o odor. Nas estações de tratamento de água também utiliza-se o carvão do tipo ativado para eliminar determinadas impurezas.

O Encontro Brasileiro sobre Adsorção é realizado a cada dois anos, e a 13ª edição deve ser realizada em Fortaleza (CE), em 2020. Para mais informações, acesse o site oficial do evento ou contate o professor Guilherme pelo e-mail: guilherme_dotto@yahoo.com.br

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.