17 de maio marca o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação

O Dia Mundial das Telecomunicações é comemorado no dia 17 de maio desde 1865, quando foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT) e é hoje a organização internacional mais antiga do mundo. A UIT é a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação, destinada a padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais.

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação surgiu em 2005, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu adicionar o “Dia da Internet” à data, que foi comemorada em conjunto pela primeira vez em 2006. Ao longo do dia 17 de maio, são incentivadas ações que chamem a atenção das pessoas para as mudanças que acontecem com a internet e outras formas de telecomunicação. Acabar com a exclusão digital e promover a segurança na internet são algumas das ideias discutidas.

O Curso de Engenharia de Telecomunicações chegou à UFSM em 2015, com o objetivo de atender a crescente demanda no Brasil e no Exterior no setor de comunicações, sistemas embarcados e processamento digital de sinais. Como exemplo da necessidade dessa demanda, pode-se citar áreas como TV Digital, Comunicações Móveis, Redes de Alto Desempenho, Segurança de Redes, Processamento de Voz e Vídeo, Antenas e Propagação, Microondas, Sistemas Inteligentes, Cidades Inteligentes, Comunicação veicular, Sistemas de radar, entre outras. O desafio nestas áreas demanda profissionais bem qualificados, o que faz do curso uma grande oportunidade para aqueles interessados nesta área.

Na sociedade e no mercado, o Engenheiro de Telecomunicações desenvolve, implanta e dá manutenção a redes de telecomunicações. Além disso, ele também cria, planeja e constrói equipamentos, cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. Toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, como internet, redes de computadores, rádio e televisão depende do trabalho do Engenheiro de Telecomunicações. O profissional tem a possibilidade de atuar não só em empresas concessionárias de serviços de telecomunicações, de telefonia, de fibra óptica, mas também em empresas que fornecem infraestrutura para sistemas de telecomunicações.

O Centro de Tecnologia ressalta a importância deste dia, dada a relevância que a área tem para a sociedade atual e o papel que esses profissionais ocupam no mercado.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Telecomunicações da UFSM!