Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Dois professores do CT são indicados como editores de periódico internacional

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, Cassiano Rech e Marco Antonio Dalla Costa, atuarão, a partir deste mês de maio, como Editores Associados do IEEE Transactions on Industrial Electronics. O periódico é avaliado como Qualis A1 pela CAPES e tem fator de impacto 7,168, o 12º maior em toda a área de Engenharia Elétrica.Marco.jpeg

O professor Marco (imagem à direita) também atuará como Editor Associado do IEEE Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics (periódico Qualis A1, com fator de impacto 4,269). “Fui indicado pelo professor Dragan Maksimovic, da Universidade de Colorado (EUA). A partir daí, passei por um processo de seleção. Eu já tinha alguma experiência prévia como editor, o que contou bastante para o resultado positivo. Em ambos os periódicos o processo foi semelhante, a diferença é que para o IEEE Transactions on Industrial Electronics fui indicado pelo professor Francisco Javier Azcondo Sanchez, da Universidade da Cantabria (Espanha)”, explicou ele.

Segundo o professor Marco, “estas indicações representam um dos pontos mais importantes que podem ser atingidos na carreira de um pesquisador”. Para o professor Cassiano, “esta indicação representa um reconhecimento, por parte da comunidade científica, dos trabalhos realizados por mim e por todos colaboradores na área de Eletrônica de Potência nos últimos anos”.

O professor Marco destacou a importância desta oportunidade: “os benefícios destas indicações são relacionados à internacionalização e visibilidade que trazem para a UFSM, CT e PPGEE”. “Os pesquisadores e os Programas de Pós-Graduação são avaliados por meio de diversos indicadores. Dentre eles, consta a participação na editoria de periódicos científicos de qualidade reconhecida pela comunidade acadêmica. Espera-se que essa indicação possa ser mais um passo do PPGEE em busca do almejado conceito máximo (7) da CAPES”, explicou o professor Cassiano.

A partir da indicação, o professor Cassiano afirmou que buscará “contribuir fortemente na manutenção da elevada qualidade técnico-científica desse periódico, além de fomentar a maior participação de pesquisadores brasileiros na Industrial Electronics Society, seja através da submissão de trabalhos ou da realização de atividades voluntárias na sociedade”. O professor Marco também falou sobre suas expectativas: “sabendo da importância que este cargo traz consigo para a UFSM e o CT, vou me dedicar ao máximo para continuar galgando degraus junto a estas sociedades científicas”.

Para mais informações, acesse o site do IEEE Transactions on Industrial Electronics, do IEEE Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics ou do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.