GEPPASV realiza palestra sobre novo método Nacional de dimensionamento de pavimentos

palestra_geppasv_1.jpg

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pavimentação e Segurança Viária (GEPPASV) realizou, na última sexta-feira (25), a palestra “Novo método Nacional de dimensionamento de pavimentos”, ministrada pelo professor do Departamento de Transportes, Luciano Specht e o acadêmico de Engenharia Civil da UFSM, Patrick Maboni. A atividade aconteceu no auditório Pércio Reis e contou com 86 participantes, entre estudantes, profissionais de empresas de pavimentação da região e Engenheiros do DAER/RS.

O GEPPASV, que recebeu recentemente engenheiros do DNIT para uma troca de conhecimentos, está trabalhando no desenvolvimento do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos nacional, juntamente com a Petrobras, algumas instituições de ensino do exterior e outras oito universidades brasileiras. Trata-se de uma ferramenta que possibilita monitorar o desempenho de rodovias em todo o país em situações climáticas distintas. Ela pode auxiliar na escolha do melhor tipo de ligante para cada situação específica, aponta a espessura necessária de camada de revestimento asfáltico a ser utilizada e o tipo de revestimento que apresentará melhor desempenho, além de mensurar em quanto tempo as fissuras vão surgir.

Saiba mais sobre o GEPPASV.