Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Alunos do Curso de Engenharia Aeroespacial visitam o Aeroclube de São Gabriel

Foto3 site

No dia 7 de junho de 2018, alunos do curso de Engenharia Aeroespacial visitaram o Aeroclube de São Gabriel.

A visita foi promovida pelo prof. Roberto Begnis Hausen. Os alunos foram acompanhados pelo mesmo, bem como pelo prof. André Luís da Silva.

Estiveram presentes 28 alunos, senodo 23 do primeiro semestre do curso, 4 do terceiro semestre e 1 do quinto semestre.

O grupo foi recebido pelo Cmt Leonardo Kaczmarck, que é Piloto Privado, Piloto Comercial, Piloto Agrícola, Piloto de Acrobacia, Instrutor de Voo e Acrobacia. Acumula mais de 25.000 horas de voo e tem larga experiência com vários tipos de aeronaves, usa diariamente aeronaves a trabalho, também, realiza ensaios de voo e apresentações em eventos e shows aéreos.

O grupo realizou visita técnica ao hangar do Cmt Leonardo, onde foi recebida com um inesperado “coffebreak” (café, bolacha e rapadura). Estavam expostos várias aeronaves (ao todo 11 aviões) de diferentes modelos e aplicações. Dentre eles destacavam-se um Fairchild PT-19 de 1942 e um Glob Swift da década de 1930! Relíquias que o Cmt Leonardo espera um dia recuperar e por em voo. Aeronaves Experimentais como RV-8A e Zlin 540 (aeronave fabricada na República Tcheca e que tem por finalidade a acrobacia avançada, possui fator de carga de +10/-6g); Aeronaves homologadas como Cessna 140 e um Maule; aeronaves LSA’s como dois exemplares de Pelican e aeronaves agrícolas, um deles o Ipanema 202 que é a ferramenta de trabalho de Leonardo.

Os alunos puderam verificar cada detalhe de cada aeronave, suas características, desempenho e utilização, sempre acompanhados e instruídos pelo Leonardo que sanou todas as dúvidas dos alunos.

A UFSM, o CT e a Eng Aeroespacial são extremamente gratos ao Cmt Leonardo pela recepção e explanações tão importantes ao início da carreira acadêmica dos alunos, dando “um gás” a mais para promover o aprendizado de todos!

Pessoas como Leonardo fazem a diferença para o ensino e crescimento de instituições como a UFSM, promovendo o encontro da ciência e tecnologia com a prática, tão importante na formação destes futuros profissionais.

Foto1 site

Foto2 site

Foto4 site

Créditos das fotos: aluna Érica Silveira Gomes

Texto originalmente publicado no site do curso de Engenharia Aeroespacial.