8ª edição da SAINF movimenta estudantes de informática

35776222_2067407106915676_7167025760924860416_n.jpgFoi realizada, entre os dias 19 e 22 de junho, a 8ª edição da Semana Acadêmica da Informática (SAINF), que reúne os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. O evento teve a participação de mais de 150 pessoas e contou com palestras no auditório Pércio Reis, mesas redondas, conversas descontraídas e uma maratona de programação, que ofereceu premiações de até R$210 aos vencedores.

Membro da comissão organizadora das últimas quatro SAINFs, o acadêmico de Sistemas de Informação, Everson Feltrin, destacou os diferencias dessa edição: “as parcerias que formamos ao longo dos anos nos ajudaram a manter o alto nível da Semana. Isso fez aumentar a premiação da maratona, por exemplo, e ajudou a aumentar significativamente a participação dos estudantes”.

Everson ainda comentou a importância da SAINF como aprendizado complementar à graduação dos estudantes: “tivemos atividades sobre assuntos específicos e atuais, que não estão nos nossos currículos. A Semana Acadêmica proporciona a oportunidade de agregar conhecimentos e informações ao que é aprendido em sala de aula”.

No terceiro dia do evento, foi realizada a Maratona de Programação, dividida entre Nível Iniciante e Avançado. Separados em grupos, os participantes responderam exercícios e enviaram para um servidor específico, que os corrigia automaticamente. As equipes vencedoras receberam premiação em dinheiro, que foi de R$210 (Avançado) e R$ 120 (Iniciante).

Já na sexta-feira (22), o Desenvolvedor e Embaixador da Mozilla Firefox no Brasil, Jaime Maretoli, apresentou a palestra “A-frame: A realidade virtual para web”, representando a Meta, que patrocinou a VIII SAINF. O coordenador da empresa, Thadeu Menezes, falou sobre a importância de colaborar com atividades acadêmicas: “Precisamos estar inseridos nesse contexto. Creio que 90% do nosso time é composto por pessoas que passaram pelo meio acadêmico. É interessante estar aqui e mostrar para os jovens as oportunidades que eles terão no mercado de trabalho”.

O acadêmico de Sistemas de Informação, Leonardo Trindade, exaltou a organização do evento: “Os convidados foram bem escolhidos e os patrocínios também, várias empresas grandes da área estavam aqui”. Ele ainda destacou a palestra “Tipos em Javascript: do nativo ao estático”, ministrada por Arthur Puthin: “Ele conseguiu transmitir muitas informações mantendo o bom-humor durante a apresentação”.

O acadêmico de Sistemas de Informação, Lucas Lima de Oliveira, faz parte da comissão organizadora da SAINF desde 2015. Ele ressaltou a evolução do evento desde então: “É muito bom ver a proporção que a SAINF tem agora. Era um evento pequeno quando eu cheguei, mas, hoje em dia, empresas nos procuram para patrocinar e palestrantes nos procuram para participar. Fico muito feliz em ver esse crescimento”.

Confira as atividades realizadas na VIII SAINF:

19/06:

• Palestra: Maurício Corrêa – utilização de Game Servers para DDos Amplification
  • Palestra: Maurício Armani – Criptomoedas e Blackchain
  • Mesa Redonda: Dificuldades e obstáculos ao abrir um novo negócio

20/06:

• Maratona de Programação
  • Palestra: Tatiane Reis – O perfil dos novos profissionais
  • Papo descontraído com a Compact Jr.
  • Palestra: Cássio F. Lemos – Game Jam e desenvolvimento de jogos em um prazo apertado
  • Palestra: Matheus Serpa – Mincurso Intel Modern Code: introdução à programação paralela

21/06:

• Palestra: Solange Pertile – Sistemas de detecção de indícios de plágio
  • Papo descontraído com a UP Idiomas
  • Palestra: Eduardo Carvalho – Big Data: conceitos e o que acontece no mercado de trabalho
  • Palestra: Rafal Guimbala – Fórmula da Inovação

22/06:

• Palestra: Jaime Belmonte – A-Frame: a realdade virtual para a web

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.