Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Espacial Brasileira visita UFSM

ba91240a-1137-4284-8b1b-a8b8e2fdf6ce.jpgA UFSM recebeu na segunda-feira (25) a visita do coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rodrigo Leonardi. Ele esteve na Universidade para acompanhar o andamento do projeto NanoSatC-BR2, o segundo nanossatélite desenvolvido por meio de uma parceria entre UFSM, AEB e o Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE).

Leonardi reuniu-se com a equipe envolvida com o desenvolvimento do nanossatélite, para reuniões técnicas, e visitou as instalações utilizadas no projeto. Também foi recebido pelo reitor, professor Paulo Afonso Burmann, e o vice-reitor, professor Luciano Schuch, a quem afirmou estar impressionado com a estrutura na área da engenharia aeroespacial existente na UFSM e em Santa Maria. O coordenador da AEB também ressaltou a contribuição da Universidade para a área, afirmando que a UFSM vem diferenciando-se por estar “desenvolvendo tecnologias de ponta ao mesmo tempo que faz ciência de qualidade”.

Voltado à capacitação de recursos humanos para a área espacial, o projeto NanoSatC-Br é coordenado pelo CRS/INPE em colaboração com a UFSM e a AEB. O NanoSatC-BR2 é o segundo objeto proposto no âmbito do Programa NanoSatC-BR. O NanosatC-BR1, também desenvolvido na UFSM por meio de parceria com o INPE, completou quatro anos em órbita no último dia 19. O satélite continua a enviar dados utilizados em pesquisas sobre clima espacial e fenômenos que impactam a Terra.

Fonte: Portal UFSM