Atendimento e eficientização energética em escolas é tema de evento na UFSM

O Curso de Engenharia Elétrica da UFSM, em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão/Governo do Estado do Rio Grande do Sul vai realizar, no dia 13 de julho, o fórum de discussões “Desafios da Modernização para o Atendimento Energético e sua Eficientização em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul”. O evento será no auditório Wilson Aita, das 8h às 18h, e terá o objetivo de permitir, de uma forma prática, a aproximação e o diálogo entre os agentes envolvidos no Termo de Cooperação das Instituições de Ensino Superior as Secretarias de Governo do Estado, apontando metodologias e estratégias para a continuidade da parceria através de um documento final.

Confira a programação do evento:

• Abertura Oficial com a presença de autoridades
  • Palestra: Termo de Cooperação Governo do Estado e IES para Reformas e Melhorias das Escolas – Secr. Adj. Melissa Custódio – SPGG/RS

• Painel 1: A Qualificação dos Projetos Elétricos
  • Painelistas: Prof. Dr. José Wagner Kaehler (UNIPAMPA), Eng. Carlos Claro (SOP/RS) e Profa. Caroline Daiane Radüns (UNIJUÍ)
  • Mediador: Prof. Frank Gonzatti (UFSM).
  • Palestra: Procedimentos e Observações na Condução dos Laudos Eletroenergéticos e Projetos Elétricos nas Escolas Estaduais da Fronteira Oeste e Campanha – Prof. José Wagner Kaehler.
  • Palestra: Ações de Extensão Visando Consumo Consciente e Uso Seguro das Instalações Elétricas – Profa. Caroline Daiane Radüns

• Painel 2: Soluções para a Utilização Racional da Energia nas Escolas
  • Painelistas: Prof. Fabricio Antonio Egert (UNISC), Eng. Rainer Buneker (CERTEL) e Prof. Geomar Martins (UFSM)
  • Mediador: Prof. Natanael Gomes (UFSM)
  • Palestra: Programa de Eficiência energética da AFG e CERTEL em Escolas do Vale do Taquari – Eng. Rainer Buneker.
  • Palestra: Proposta de Gestão Energética para Escolas a partir dos Diagnósticos Energéticos – Prof. Geomar Machado Martins

• Oficinas de Trabalho com os grupos técnicos das universidades e CROPs

• Reunião dos polos regionais das CROPs com as Secretarias de Estado

• Mesa redonda de Encerramento

O evento será aberto ao público em geral e as inscrições são gratuitas, porém limitadas. Clique aqui para se inscrever.