Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fórum realizado no auditório Wilson Aita trata sobre eficiência energética em escolas do estado



EFICIÊNCIAO curso de Engenharia Elétrica da UFSM, em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, realizou no dia 13 de julho o fórum de discussões “Desafios da Modernização para o Atendimento Energético e sua Eficientização em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul”. Entre os temas debatidos, destacaram-se a aplicação das normas brasileiras nos projetos elétricos, inovações técnicas dos projetos elétricos, racionalização do uso da água, fontes renováveis, gestão energética, sistemas de bonificação e estudos de casos de estabelecimentos de ensino.

A secretária adjunta de Planejamento, Governança e Gestão, Melissa Custódio, foi uma das palestrantes, juntamente com professores da UFSM, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijuí) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), além de representantes da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (Certel). O objetivo do fórum foi permitir a aproximação e o diálogo entre os agentes envolvidos no Termo de Cooperação das Instituições de Ensino Superior e das Secretarias de Governo do Estado, apontando metodologias e estratégias para a continuidade da parceria.

O evento realizado no auditório Wilson Aita também contou com a presença de Flávio Silva, representante da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado do Rio Grande do Sul, que avaliou a parceria entre as instituições de ensino e o governo como positiva para ambos os lados: “as universidades têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos produzidos ao mesmo tempo que ajudam o governo a elaborar projetos importantes”.

A acadêmica de Engenharia Química e integrante da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, Thieli Wildgrube, comentou a importância do evento para o grupo: “estamos com um projeto que busca levar o conhecimento sobre alternativas de redução de gasto energético para fora da Universidade, e foi sobre isso que o evento tratou. Levar o tema para escolas do estado é extremamente importante”.

Para mais informações, acesse o site do Curso de Engenharia Elétrica da UFSM ou entre em contato pelo e-mail: coord.eng.eletrica@ufsm.br

 

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-1366

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes