Aluna do CT é selecionada em programa estudantil dos EUA

Várias pessoas em movimento num espaço com estandes.

A estudante de Ciência da Computação, Ana Luísa Solórzano, foi selecionada no programa ‘Student Volunteers’ da International Conference for High Performance Computing, Networking, Storage and Analysis (SC18), evento que será realizado em Dallas (EUA), entre os dias 11 e 16 de novembro. A conferência é uma das maiores do mundo na área de computação de alto desempenho (HPC), reunindo anualmente mais de 10 mil participantes de diversos países, vinculados a empresas e instituições de ensino e pesquisa.

Ana ingressou no curso em 2015, e desde então buscou participar ao máximo de eventos relacionados à Computação, como conferências regionais e Semanas Acadêmicas. “A graduação possibilita muitas oportunidades e atividades extracurriculares que contribuem para a nossa formação pessoal e profissional. Isso foi essencial para que eu encontrasse as áreas que mais me interessam. A partir disso, comecei a buscar informações e oportunidades específicas dessas áreas, sendo uma delas a SC18”, conta ela.

O programa “Student Volunteer”, da SC18, seleciona estudantes de diversos países para participar de atividades orientadas e auxiliar na organização da conferência, com estadia e passagens aéreas pagas. O processo seletivo envolveu o preenchimento de um formulário, onde Ana descreveu seus interesses acadêmicos e profissionais, experiências na área de computação de alto desempenho, motivações para participar do programa como voluntária, experiências anteriores e habilidades que poderiam contribuir com o papel no voluntariado.

Além disso, foi necessário um formulário de recomendação, preenchido pela professora do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação, Andrea Charão. No texto, ela qualifica Ana como “uma aluna que se destaca por sua trajetória de comprometimento, empenho e crescimento em suas atividades, tanto curriculares como extracurriculares. Desde o início do curso, em 2015, ela mantém um bom desempenho em disciplinas bastante exigentes, ao mesmo tempo em que colabora em atividades complementares de extensão e pesquisa. Trata-se de uma aluna exemplar, que aproveita oportunidades inteligentemente e se preocupa em contribuir nas equipes em que se insere”.

Garota à esquerda da imagem, segurando a camiseta em está escrito "Clube de Computação".

Ana acredita que suas experiências anteriores como voluntária e em pesquisas na área de computação de alto desempenho contribuíram para sua seleção no programa. “Em 2015, fui voluntária no FISL, em Porto Alegre. Até 2016, participei como bolsista do Clube de Computação da UFSM, e de 2017 até hoje ainda participo do projeto, mas como voluntária. Em 2017, participei como bolsista no estande do curso de Ciência da Computação no Descubra. Entre 2016 e 2017, participei voluntariamente de pequenas pesquisas científicas envolvendo a área de HPC. E de 2017 até hoje, participo de uma bolsa de iniciação científica PIBIC-INPE/CNPq, para desenvolver um portal web para experimentos com algoritmos para classificação de objetos astronômicos em versões serial e paralela, sendo orientada pela professora Andrea e pelo Dr. Haroldo Fraga, pesquisador do LABAC/INPE em São José dos Campos”, explica ela.

Para Ana, a participação na SC18 será uma “oportunidade única”, e ela espera aproveitar esta experiência ao máximo: “vou poder ajudar na organização de um dos maiores eventos de uma área que cogito estudar após minha graduação. Além disso, o programa Student Volunteers incentiva o networking durante a conferência, oferecendo eventos de confraternização entre voluntários e com pesquisadores em HPC e uma feira de profissões com representantes de empresas atuantes na área. Assim, espero poder conversar com os maiores pesquisadores em HPC do mundo e trocar experiências com outros estudantes de diferentes locais e culturas, para trazer novidades e inspirações para trabalhos futuros”.

Para mais informações, acesse o site da SC18.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.