Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Semana Acadêmica da Engenharia Acústica expande fronteiras do curso

Na imagem estão posicionados sobre um palco três pessoas sentadas: o vice-reitor da universidade à direita, o diretor do centro de tecnologia à esquerda e uma professora do curso de engenharia acústica no meio. ela está segurando o microfone.
Abertura da 2ª Semana da Engenharia Acústica

Foi realizada, entre os dias 20 e 24 de agosto, a II Semana Acadêmica da Engenharia Acústica, organizada pelo Diretório Acadêmico da Engenharia Acústica (DAAC). O evento contou com minicursos, um ciclo de palestras e a realização da 3ª edição do Seminário Gaúcho de Acústica e Vibrações (III SeGAV), na sexta-feira (24), dia do Engenheiro Acústico.

Uma das palestrantes convidadas foi a Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), Stelamaris Bertoli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela ressaltou a importância da aproximação do Curso de Engenharia Acústica com o SeGAV, realizado pela primeira vez em Santa Maria: “É importante que as pessoas conheçam o curso e que ele conheça a sociedade. É uma troca muito rica”.

Shaliny Vattathara, integrante do DAAC, participou da organização da Semana Acadêmica e do SeGAV. Para ela, essa experiência pode agregar conhecimentos para sua formação acadêmica: “tivemos um curto prazo, foi cansativo, mas foi satisfatório. É muito importante participar e ajudar na organização desses eventos. Saber como funciona essa parte mais burocrática dos processos pode ajudar bastante lá na frente”.

O acadêmico de Engenharia Acústica, Rodrigo Dal Fiume, apresentou o trabalho “Estimativa de Tempo de Reverberação” durante a SeGAV. Ele comentou sobre os benefícios de participar do evento: “Foi possível validar alguns conceitos, testar a teoria na prática, ver o que geralmente dá certo ou não. Houve vários aprendizados nesse sentido”.

O professor do Departamento de Estruturas de Construção Civil, William Fonseca, elogiou a organização da Semana Acadêmica e comemorou a integração da UFSM com o Rio Grande do Sul: “O SeGAV é um evento regional, o que faz com que o curso e toda a Universidade esteja em contato com pesquisadores e profissionais de todo o estado, expandindo o nosso conhecimento e alcance”.

Para mais informações, acesse o site do Curso de Engenharia Acústica.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.