Estudantes do CT levam prêmio em Hackathon da SAP Press Play

Nove rapazes de pé lado a lado, abraçados. À frente, três rapazes agachados. Um deles, segura um certificado.

Três equipes formadas por estudantes do CT participaram do SAP Press Play! Hackathon, realizado entre os dias 25 e 26 de agosto, em São Leopoldo. O evento é promovido pela SAP Next-Gen, juntamente com a SAP Labs Latin America, e reuniu 40 alunos de 5 universidades (Unisinos, UFRGS, UFSM, URI e FURG). O “ARCO Team”, composto pelos alunos Everson Feltrin, Rhauani Fazul, Leonardo Steil e Lucas Lima, do curso de Sistemas de Informação, conquistou o segundo lugar com o projeto MARC (Monitoring and Analysis of the Relationship with the Consumer).

A oportunidade surgiu a partir do bom relacionamento dos estudantes de Sistemas de Informação e Ciência da Computação com a SAP, que apoia a Semana Acadêmica da Informática (SAINF) há dois anos. “Esse ano, eles trouxeram uma oportunidade para as duas equipes campeãs da maratona de programação (que ocorre em nossa semana acadêmica), juntamente com uma equipe composta pelos organizadores da SAINF, de participarem do ‘SAP Press Play!’, o primeiro hackathon promovido pela SAP Next-Gen com a SAP Labs Latin America”, conta Everson Feltrin.

Divididos em 10 equipes, os participantes do Hackathon trabalharam por mais de 30 horas seguidas para resolver o desafio “Como redefinir a experiência do cliente no setor de varejo?”. Os times foram orientados em todas as etapas pelos mentores da SAP e, ao final, apresentaram sua ideia ao júri de avaliação, que selecionou as 3 principais ideias.

Everson conta que dois dos membros do “ARCO Team” já haviam participado de outras competições de programação anteriormente, e que os demais estavam passando por essa experiência pela primeira vez. A equipe foi premiada com 3 meses de incubação gratuitos na UNITEC (complexo tecnológico da UNISINOS de São Leopoldo) e 1 Headphone da JBL para cada estudante, além de diversos brindes como camisetas e squeezes.

O projeto vencedor, desenvolvido pela equipe durante a competição, foi o MARC: “criamos um software voltado para o setor varejista, que busca analisar o processo de logística de entrega de mercadorias, buscando a opinião dos consumidores para identificar problemas e apontar soluções. O sistema monitora as redes sociais, buscando críticas ao serviço de entrega de uma dada organização, considerando o extravio de mercadoria, atraso na entrega e mercadorias danificadas. A partir disso, é realizado uma análise em cima dos dados e sugerido ao varejista possíveis abordagens para otimizar o processo interno da empresa”, explicou Everson.

Para Everson, a principal motivação para participar do Hackathon da SAP foi a oportunidade de estar imerso no ambiente corporativo de uma empresa com abrangência mundial na área de TI: “Eventos como esse são uma chance de colocar em prática os conhecimentos vistos em sala de aula, conhecer novas pessoas e aumentar o networking dos alunos. Ao mesmo tempo que o trabalho em equipe e a criatividade são estimulados, cria-se um ambiente de competição saudável e desafiador, que faz com que os limites de todos os participantes sejam superados”.

Everson incentiva que os estudantes da área fiquem ligados em oportunidades de competição que chegam por meio de professores, colegas e pelas redes sociais: “sugerimos aos interessados pesquisar sobre o Code Race, Startup Weekend e outras possíveis edições do SAP Press Play. E, é claro, ficar de olho nas oportunidades que com certeza aparecerão na SAINF de 2019”. Para mais informações sobre o “MARC”, entre em contato com ele pelo e-mail: efeltrin@inf.ufsm.br.

Sete rapazes e três moças de pé, lado a lado. Quatro dos rapazes seguram presentes. Um deles, segura um certificado.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.