Primeira edição da Copa Kit Mola será organizada pelo PET Engenharia Civil

O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET Civil) vai organizar a primeira Copa PET Mola, que será realizada no dia 26 de setembro, às 12h. Inspirada no Concurso Mola, da Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), a competição baseia-se na montagem, desmontagem e classificação de estruturas utilizando o Kit Mola, produto idealizado pelo professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Márcio Sequeira, e financiado através de um crowdfunding.

A ideia do Kit Mola surgiu durante o curso de pós-graduação em Arquitetura do professor Márcio Sequeira, na UFOP. Para ele, as abordagens adotadas nas disciplinas de estruturas eram demasiadamente abstratas. Foi então que ele decidiu dedicar-se à formulação de um produto que pudesse demonstrar, de forma tátil e visual, o comportamento das estruturas arquitetônicas – conhecimento essencial para todo engenheiro e arquiteto. O projeto foi apresentado em uma plataforma de crowdfunding em 2014, com a meta de 50 mil reais. Ao todo, as contribuições somaram mais de 603 mil reais, e o projeto foi colocado em prática.

Saiba mais no vídeo:

As equipes inscritas na Copa PET Mola passarão por quatro fases eliminatórias: na primeira, os participantes deverão responder perguntas sobre o grau de estaticidade de estruturas no menor tempo possível, já nas demais, os times terão o desafio de montar e desmontar estruturas utilizando o Kit Mola. Os vencedores serão definidos após análise da Comissão Avaliativa, formada na semana anterior à realização da competição.

A Copa Kit Mola terá como objetivo permitir que os estudantes identifiquem na prática diversos conceitos de engenharia aprendidos em sala de aula, além de incentivar o trabalho em equipe, promover a integração entre cursos e estimular a criatividade e a capacidade de resolução de desafios dos participantes, como afirmaram os membros do PET Civil.

As inscrições estarão abertas entre os dias 10 e 24 de setembro, e devem ser feitas na sala do PET Civil (sala 141 do prédio principal do CT). A taxa de inscrição é de 15 reais. As equipes devem ter de dois a três integrantes. As vagas serão limitadas até 16 times. Saiba mais no edital.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.