Carancho Aerodesign realiza oficina para crianças em shopping de Santa Maria

Quatro rapazes e oito crianças estão de pé, lado a lado, próximas a um pequeno protótipo de aeronave. Quatro das crianças seguram aviões de papel.A Carancho Aerodesign realizou, no dia 8 de setembro, a 1ª edição da Oficina de Voos Rasantes, no Monet Plaza Shopping. O evento foi destinado a crianças, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre aviação, além de criar seus próprios aviões de papel e participar de uma competição de distância de voo.

A Carancho é um projeto de extensão vinculado ao curso de Engenharia Mecânica, em que estudantes de diversos cursos da UFSM visam participar de competições universitárias de veículo aéreos não tripulados (cargueiros). A entrada de membros se dá a partir de processos seletivos semestrais, realizados para áreas como projeto, administração e marketing.

O acadêmico de Engenharia Mecânica e membro da Carancho, Willian Rigon, conta que há tempos o grupo buscava formas de levar o seu trabalho e sua paixão pela aviação até a comunidade local, e que essa oportunidade surgiu a partir da parceria com o Monet: “eles nos contataram oferecendo um espaço para uma exposição de projetos, e durante uma reunião com a administração foi consultada também a possibilidade de participar de uma ação de marketing do local chamada ‘Final de Semana Monet’, em que são ofertados semanalmente cursos, oficinas e apresentações gratuitas ao público. A partir disso, levamos a atividade e eles ficaram responsáveis pela organização e inscrições”.

Para Willian, um projeto de extensão que trabalha com a criatividade, imaginação e sonhos das pessoas, deve sempre buscar levar as práticas da universidade para a comunidade: “as crianças desde cedo já veem os super-heróis e espaçonaves voando enquanto os adultos, leigos sobre o assunto, ficam imaginando como algo com aquele tamanho e peso pode sair do chão. Então, assim como nossa competição tem como objetivo principal impulsionar nos estudantes o conhecimento e adoração por aeronáutica, nós estendemos esse objetivo, levando até o público nossas práticas e aprendizados”.

No primeiro momento da oficina, foi feita a apresentação do projeto, em seguida, o grupo buscou apresentar às crianças, de forma interativa, didática e rápida, o funcionamento de um avião e como são feitas as manobras. Após isso, foi iniciada a oficina, em que os participantes aprenderam a fazer diferentes tipos de aviões de papel, com auxílio dos membros da Carancho. Ao final, foi realizada a competição de distância de voo, onde os primeiros colocados levaram para casa uma miniatura de aeronave com o oferecimento da administração do Monet.

Willian avalia que a atividade foi realizada como planejada e que ela cumpriu os objetivos estabelecidos pelo grupo: “Conseguimos trabalhar com as crianças práticas de atenção e concentração, além de impulsionar o conhecimento e a criatividade de cada uma delas por meio das apresentações iniciais e caracterização das suas criações”. Ele ainda adiantou que o projeto terá continuidade: “em novembro já temos agendada a segunda edição da oficina, que será realizada em parceria com o grupo Engenheiros Sem Fronteiras, também trabalhando com crianças”.

Confira mais informações na página da Carancho Aerodesign no Facebook.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.