Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Atitude Empreendedora: DCG incentiva empreendedorismo no CT e resulta em premiações

Um homem está de pé, segurando o prêmio Empreenda Santander 2017
Fernando Ferreira (imagem) desenvolveu o projeto Lunix com o colega Jader Stefanello. Foto: Marcelo Martins / Agência RBS

O professor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Hélio Leães Hey, ministra a DCG do curso de Engenharia de Controle e Automação “Atitude Empreendedora”, vinculada ao programa de incentivo ao empreendedorismo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Administrativas, Ítallo Minello. A disciplina possibilitou a criação de diversas empresas na UFSM, entre elas a “Lunix“, que venceu o Prêmio Empreenda Santander 2017.

O programa “Atitude Empreendedora” foi idealizado logo após a criação da Agittec, em 2015, quando analisou-se a necessidade de aprimorar o perfil de formação dos alunos. A proposta foi encaminhada e aceita pela PROGRAD e pouco mais de um ano após sua implementação já eram mais de 40 DCGs cadastradas, em mais de 30 cursos diferentes.

No curso de Engenharia de Controle e Automação, a disciplina foi criada pelo professor Hélio, que acredita que ela pode ter um impacto positivo na formação dos estudantes: “o objetivo é fugir um pouco do tecnicismo e tentar dar uma visão de empreendedorismo, apresentando outras possibilidades além de simplesmente ser um engenheiro formal em uma empresa”.

O professor Hélio destaca a sua “grata satisfação” de ter colaborado com a criação de empresas dentro da UFSM, que buscam seu espaço no mercado. A Lunix, criada sob a sua orientação, recebeu o Prêmio Empreenda Santander, em 2017. A premiação foi de R$ 100 mil mais a participação em um curso de imersão, nos Estados Unidos. Ele destaca também a “Buzee“, atualmente alojada na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM).

Comemorando seu 5º semestre de existência, a disciplina “Atitude Empreendedora” continuará desafiando e incentivando estudantes de Engenharia de Controle e Automação a buscarem caminhos alternativos no mercado de trabalho: “o objetivo é mostrar aos alunos que é possível pensar fora da caixa, é possível fugir da formação puramente técnica e usar os conhecimentos para desenvolver um outro projeto de vida”, afirma o professor Hélio.

A DCG “Atitude Empreendedora” abre vagas para estudantes de Engenharia de Controle e Automação todo semestre. Para mais informações, acesse o site do curso.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.