Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

UFSM sedia segunda edição do Congresso Aeroespacial Brasileiro

O Congresso Aeroespecial Brasileiro (CAB) terá sua segunda edição do evento, em 2019, entre os dias 16 e 19 de setembro, na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Neste ano, a segunda edição será sediada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, que tem como enfoque o diálogo entre os diversos representantes do setor aeronáutico e astronáutico brasileiro, irá abordar o tema “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.

As áreas temáticas abordadas serão: aerodinâmica; propulsão; estruturas, materiais e fabricação; mecânica de voo, controle e sistemas; engenharia de sistemas, integração e testes; satélites, constelações e sub-sistemas; concepção e operação de missões espaciais; fenômenos atmosféricos e espaciais e seus efeitos sobre sistemas aeroespaciais; lançadores e foguetes de sondagem; SARP’s e aplicações; ensino em engenharia aeroespacial; empreendedorismo e transferência tecnológica; tecnologias para defesa e segurança pública; economia da defesa e estudos estratégicos; direito espacial.

O prazo para a submissão de resumos é até o dia 8 de abril, e para o envio de trabalhos completos até 15 de julho. Todos os artigos completos aceitos serão publicados em uma revista de Proceedings digital com ISBN, já os melhores trabalhos serão convidados a apresentar uma versão modificada para a edição especial em periódico com Qualis em Engenharias III, IV e interdisciplinar.

A programação do evento contará com a presença de diversos palestrantes que atuam no cenário aeroespacial brasileiro. Um dos convidados confirmados é Ozires Silva, engenheiro aeronáutico e cofundador da Embraer. Além disso, durante três dias de congresso, ocorrerá a Competição Brasileira de Minifoguetes. As regras para submissão de trabalhos e inscrição das equipes na competição podem ser acessadas na página da UFSM, na aba de eventos do Centro de Tecnologia (CT).


Para obter mais informações, acesse o site do congresso ou envie um e-mail para cab@ufsm.br

 

Texto produzido por Jéssica Medeiros, acadêmica de jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem  técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.