Oportunidade de bolsa para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, de Computação ou de Controle e Automação

Estão abertas as inscrições para bolsista do projeto “Implementação de um Emulador de Rede para Testes de Suportabilidade a Afundamentos de Tensão para Inversores Conectados à Rede Elétrica” coordenado pela professora Fernanda de Morais Carnielutti.

A seleção será de 1 aluno dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação ou Engenharia de Controle e Automação para ser bolsista de iniciação científica do CNPq com implementação imediata, por período de dois anos.

Período de inscrições: 18/03/2019 a 20/03/2019, via formulário.
Entrevistas: dia 21/03/2019, sala 1106A, térreo do anexo C do CT.

Áreas envolvidas: Eletrônica de Potência, Instrumentação Eletrônica, Programação, Hardware-in-the-loop.

Pré-requisitos:
1) Ter cursado a disciplina de Eletrônica I ou similar (Fundamentos de Eletrônica, Eletrônica A, etc.), e ter sido aprovado(a) na mesma;
2) Gostar de eletrônica e/ou programação;
3) Ser responsável e se comprometer a realizar as atividades do projeto.

Além do aluno bolsista, poderão ser selecionados alunos que desejem trabalhar como voluntários no projeto.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para fernanda.carnielutti@gmail.com

Mais informações

Resumo do projeto: Este projeto trata da implementação de um conversor multinível em cascata que funcionará como um emulador de rede elétrica. O sistema será capaz de reproduzir faltas que ocorrem em sistemas elétricos de potência reais, com o intuito de realizar testes de suportabilidade a afundamentos de tensão em inversores de potência que serão conectados à rede. Boa parte do setup experimental já está montado e validado, sendo necessárias ainda a implementação de circuitos de instrumentação eletrônica para realizar o controle em malha fechada do inversor. Ainda, também será implementada uma interface entre o conversor e um equipamento Hardware-in-the-Loop Typhoon.

Objetivos gerais: Desenvolver e implementar o sistema de instrumentação para as medidas das variáveis de saída do emulador de rede, a fim de fazer o controle em malha fechada do mesmo, permitindo a emulação da impedância da rede no ponto de conexão em regime permanente e durante faltas.

Objetivos específicos:
1. Projetar e implementar circuitos de condicionamento de sinais para as medidas das tensões de linha e correntes de fase de saída do conversor multinível em cascata.
2. Desenvolver uma interface entre o controlador central do conversor e uma plataforma Typhoon HIL, a fim de gerar as referências de tensão para emulação da rede em
regime permanente e durante faltas.
3. Desenvolver um protocolo de comunicação entre o controlador central, a plataforma Typhoon HIL e as células de potência do conversor.
4. Desenvolver uma estratégia de controle em malha fechada para o estágio de saída do conevrsor multinível em cascata.
5. Desenvolver uma rotina de testes automáticos para realização de uma série de ensaios de suportabilidade a afundamentos de tensão, resultando em um relatório detalhado com os resultados dos ensaios.
6. Ser um passo intermediário para a implementação de um conversor multinível em cascata de maior potência.

Neste contexto, as atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista de Iniciação Científica incluem:
• Layout de placas de circuito impresso;
• Montagem de placas de circuito impresso;
• Teste de placas de circuito impresso;
• Auxílio na montagem do sistema de instrumentação;
• Auxílio na realização de ensaios.
• Auxílio na programação em Python dos ensaios automatizados via Typhoon para geração de afundamentos de tensão.