Palestras da XX SACT abordam assuntos sobre a vida profissional após a graduação

Entre os dias 01 e 05 de abril, ocorreu a XX Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia (SACT). O evento é promovido anualmente pelo Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia (DACTEC), e reúne os cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Acústica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações. O principal objetivo é complementar a formação dos alunos, preparando-os para a vida após a graduação e possibilitar o contato dos estudantes com profissionais já experientes no mercado de trabalho.

A XX SACT ofereceu palestras, mini-cursos e workshops sobre diversos temas para a comunidade acadêmica. Na terça-feira, os alunos de Telecomunicações, Computação e Elétrica assistiram a palestra “Robótica Autônoma: Desafios, Mercado e Oportunidades”, ministrada pelo Professor Dr. Paulo Drews. Outras palestras englobavam todas as áreas, como “O mercado de trabalho e novos negócios em Santa Maria”,  que foi ministrada na quinta-feira por Tiago Sanchotene, diretor empresarial do Tecnoparque de Santa Maria.

Marcelo Cueto, estudante de Engenharia de Telecomunicações e vice-presidente da DACTEC conta que no início a principal dificuldade na realização do evento foi conseguir patrocínio, mas receberam a colaboração do Tecnoparque de Santa Maria e do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). “Todos os anos temos dificuldades e questões para melhorar, mas para nós é muito gratificante realizar um evento desse porte. Nós trazemos os palestrantes aqui para que os estudantes tenham uma troca de experiências, contato com o mercado, e isso é muito importante para que eles tenham uma perspectiva sobre a profissão que vão exercer no futuro”, disse Álissa Tolfo, estudante de Engenharia Elétrica e Presidente do Diretório.

A SACT foi encerrada na última sexta-feira (05), com um mini-curso, para todas as áreas, sobre “Comunicação não violenta”. Para mais informações sobre o evento, acesse a página do Facebook do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.