Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Reunião sobre os Impactos dos Decretos Federais é realizada no Centro de Tecnologia

Na última terça-feira (09), ocorreu uma reunião no Auditório Wilson Aita para tratar sobre os Decretos Federais nº 9.262/2018, 9.725/2019 e 9.739/2019 no Centro de Tecnologia e na Universidade Federal de Santa Maria. O convite foi feito aos servidores (docentes e técnicos administrativos) do CT, com o objetivo de mostrar os impactos que a nova legislação pode causar na estrutura organizacional do Centro. Dados como número de subunidades, número de servidores e discentes, foram apresentados para abrir a discussão sobre propostas de como o Centro pode se adequar a um possível novo modelo organizacional.

A partir da necessidade de reestruturação da universidade, a Direção do Centro começou a montar um grupo de trabalho. “Nós estamos estamos abertos a proposição de ideias, sempre visando ‘o todo’ do CT. Nós vamos ter que nos despir um pouco dos problemas de cada subunidade, e pensar mais nos problemas de como entregar essa estrutura organizacional”, explicou o diretor do Centro, Tiago Marchesan. Ele destaca ainda que é um desafio para o CT fazer reformas e continuar sendo proeminente ano a ano, mas é necessário ser propositivo ao atender aos novos decretos federais e o fazer de forma que não se perca os objetivos institucionais de vista.

O professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Fábio Müller, conta o que o motivou a sugerir um grupo de trabalho: “Essa mudança nos encaminha para que achemos uma solução colaborativa. Isso é democraticamente mais indicado. Então eu acho que a gente precisa discutir a realidade do Centro de Tecnologia a partir dos nossos trabalhos, das nossas necessidades, encontrando um modelo novo, mas um modelo que caso não seja consensual, pelo menos seja um acordo possível que no limite consiga utilizar nossos processos, consiga efetivamente continuar um caminho positivo da universidade pública no Brasil.”

Participaram também da reunião a equipe da Reitoria, representada pelo reitor Paulo Alfonso Burmann, vice-reitor Luciano Schuch, pró-reitor de planejamento Frank Casado e a pró-reitora de gestão de pessoas Marcia Lorentz. Marcia esclareceu que, tendo os decretos, espera-se que até 31 de julho já se tenha discutido no âmbito das unidades e da reitoria as possíveis soluções para essa situação, caso ela se confirme.

A direção do Centro de Tecnologia está aberta para quem quiser saber mais sobre o assunto e conversar com o diretor Tiago Marchesan ou vice-diretora Tatiana Cervo. Para isso basta agendar um horário (ramal 8030).

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.