Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Painéis em exibição no Hall do CT sobre Tratamento de Esgoto em Ambiente Rural



A professora Marilise Krugel promoveu na disciplina de Saneamento, Saúde e Meio Ambiente, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, uma atividade sobre Tratamento de Esgoto em Ambiente Rural, que propôs a apresentação de painéis sobre o tema no Hall do prédio 07 do CT. Os painéis foram colocados no hall hoje (28) e ficarão até segunda-feira (01). 

A ideia surgiu a partir de uma unidade da disciplina que fala sobre saneamento no meio rural. E o objetivo da atividade foi instigar os alunos a buscarem alternativas de fazer tratamento de água e tratamento de esgoto que sejam eficientes, de fácil monitoramento e de baixo custo. Isso porque muitas casas, em comunidades isoladas, no meio rural e na periferia das cidades não recebem a rede coletora de esgoto do município. Então, eles pesquisaram alternativas e cada grupo montou um painel com as características e funcionamento. 

“Os efluentes são resíduos gerados nas atividades humanas e que são descartados na natureza. O que saí do vaso sanitário, chamamos de águas negras. O que sai da pia, do chuveiro é água cinza. Então, nós recebemos água tratada em casa, sujamos essa água e a liberamos. Isso que é liberado tem que ser tratado, e essas alternativas a própria pessoa pode construir na casa dela”, explica a professora. 

O aluno Francisco Freitas, conta que a atividade foi uma experiência interessante porque permitiu a interação com outros grupos, troca de ideias e conhecimento. “A gente não sabe tudo o que a gente pode fazer com o efluente, então é legal pelo fato de aprender essas alternativas”, complementa.

Confira essas alternativas durante a segunda-feira no hall do prédio 07 do CT. 

 

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

 


 

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2637

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes