Professor da UFSM se classifica em 2° lugar em premiação Best Paper Award

O professor do Departamento de Computação Aplicada (DCOM), Joaquim Carvalho Assunção,  recebeu o segundo lugar no prêmio Best Paper Award,  concedido no The 31st International Conference on Software Engineering & Knowledge Engineering, que aconteceu no dia 12 de julho em Lisboa, Portugal. O trabalho submetido é intitulado: Piecewise Aggregation for HMM fitting. A pre-fitting model for seamless integration with time series data.

Por muito tempo, Hidden Markov Models (HMM), foram os modelos responsáveis por tecnologias ligadas a identificação de padrões e previsão em séries temporais. Tecnologias como, por exemplo, reconhecimento de voz, ou tendência em ação de bolsa de valores. Um dos algoritmos responsáveis por treinar esses modelos (ajustar o modelo aos dados de entrada) é sensível aos parâmetros iniciais e precisa de mais poder computacional que a solução apresentada. De acordo com o Prof. Joaquim, o trabalho simplifica a obtenção dos parâmetros iniciais, fazendo com que o ajuste dos modelos precise de menos recursos e seja realizado diretamente dos dados de entrada. Na prática, evita parte do trabalho inicial do modelador e faz com que o modelo fique ligeiramente mais rápido. É fração de segundos, mas pode fazer a diferença se o processamento for local, em hardware de pouca capacidade de processamento.

Os três vencedores do prêmio serão convidados a contribuir com uma versão aprimorada do artigo para o International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering. Para o professor isso é importante porque pode levar a continuação do trabalho com pesquisadores de outros locais e países, o que segundo ele, é necessário devido a falta de recursos.

A conferência acontece todo o ano. Dentre todas as submissões em torno de 200 são escolhidas, o que representa aproximadamente 40% do total. Destes, em torno de 20 são escolhidos para o Journal, os dados mudam a cada ano, mas somente 3 são premiados em cada edição. Estar entre os premiados é um bom indicador da qualidade das pesquisas realizadas na UFSM.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgação de eventosdivulgação de notíciasdivulgação de dissertações e teses

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.