14° Oficina Transdisciplinar apresenta “parametrização: do algoritmo ao objeto”

Entre os dias 26 e 30 de agosto, foi realizada a 14° Oficina Transdisciplinar, no Espaço Multiuso da UFSM. A atividade é organizada todos os anos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. Neste ano, a oficina apresentou um novo formato, priorizando o aprendizado e a integração. A programação contou com palestras de capacitação e workshops, possibilitando contato com os softwares apresentados nas palestras. A oficina desde ano pretendia pensar os espaços coletivos do novo prédio da UFSM (9F) que sediará atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU), uma vez que a construção já está na fase final. Assim, o evento foi aberto a todo o público da UFSM e de outras instituições.

O tema desta edição foi “parametrização: do algoritmo ao objeto”, visando promover uma discussão sobre os elementos paramétricos que estão cada vez mais presentes na Arquitetura. A parametrização tem a capacidade de aproximar o abstrato do preciso, fazendo com que o processo criativo se desenvolva de forma dinâmica e, ao mesmo tempo, exato como uma fórmula matemática. Nessa temática, foi ensinado como utilizar os softwares Rhino e Grasshoper, com o mestrando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cristian Fagundes. Os palestrantes presentes eram de várias universidades, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e IMED, também do Campus de Cachoeira do Sul, aqui da UFSM.

A oficina iniciou na segunda-feira (26) com uma palestra da Regiane Puppo da UFSC e o Jarryer de Martino da UFES que falaram sobre o conceito de parametrização, aplicação à academia e vida profissional e como ela pode ser estudada. À tarde, os participantes tiveram o workshop de Grasshopper com o arquiteto Cristian Fagundes, mestrando da UFRGS. Ele apresentou as primeiras ferramentas do programa.

Na terça-feira (27) houve a palestra da professora Andreia Quadrado Mussi, da IMED. Ela demonstrou o que faz um FabLab (laboratório de fabricação) dentro de uma instituição e como pode contribuir com o ensino da arquitetura. À tarde, o arquiteto Cristian, junto da professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Jenifer Godoy Daltrozo, coordenaram um trabalho em grupos de alunos de diversos semestres. O tema era proposição de mobiliários para os espaços do prédio 9F e os alunos fizeram uma maquete em escala 1/75.

Ao longo da semana também foi realizada uma palestra dos membros da Escola Livre de Arquitetura (ELA) de Porto Alegre, que tratou sobre a aplicação de estruturas efêmeras na construção de experimentações criativas com a sociedade. Na sequência, com o palestrante Denilson Souza, da Associação Santa-Mariense Paradesportiva (ASSAMPAR), foi apresentada a importância da reutilização do Plástico no apoio a pessoas com deficiência. Professores da UFSM do campus Cachoeira do Sul, Laline Censi e Julio Pires, mostraram o uso dos algoritmos de parametrização até a aplicação no objetivo, além das influências na arquitetura bioclimática.

O evento foi encerrado na sexta-feira (30) com a apresentação dos projetos mobiliários desenvolvidos pelos alunos durante a semana. Segundo a professora Jenifer Godoy, trabalhar com a transdisciplinaridade entre os semestres possibilita grande crescimento aos alunos. “Avaliamos essa edição com muito sucesso!”, diz ela.

Confira as fotos do evento:

Com informações da professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Jenifer Godoy. Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.