GeMob promove ações durante a Semana Nacional do Trânsito

O Grupo de Estudos em Mobilidade (GeMob) promoveu na última quarta-feira (25), às 10h, no Auditório Pércio Reis, uma roda de conversa com o tema: “No trânsito, dê sentido à vida”. A atividade, que integra a Semana Nacional de Trânsito, contou com a presença de representantes de diversas áreas da referentes à mobilidade urbana de Santa Maria.

Para compor a mesa, foram convidados o chefe da 9ª Delegacia – PRF/RS – Héder Vieira Macedo, o instrutor de pilotagem segura Honda Brasil Cláudio Fortes, a bióloga frente ao programa de Educação Ambiental na SKILL Simuladores Karen Luise Moreira, o assessor técnico superior da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana Marcelo Rossés, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, o diretor geral da CFC Viacentro Rodimar Agnol e o professor do departamento de transportes e coordenador do GeMob Carlos Félix.

De acordo com o instrutor de pilotagem na Honda Brasil, Cláudio Fortes, o trânsito é uma síntese do que se vive hoje: “existe muito desrespeito, falta de coerência. E hoje os indivíduos estão muito imediatistas, particulares. Mas eu penso, você trocaria tudo na sua vida por um minuto a menos no trânsito?” Para Karen Moreira da Skill Engenharia, é importante a parte realizada pela gestão de tentar conscientizar sobre a questão sobre o trânsito, e do núcleo escolar sobre a mobilidade.

No dia seguinte (26), o professor do departamento de transportes Carlos Félix participou também da programação realizada na Universidade Franciscana, proferindo a palestra “Mobilidade Urbana Sustentável”, ao lado do secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, que apresentou “Trânsito mais Humano”, e das residentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Nayara e Ligia, que apresentaram “Acidentes de Trabalho no Trânsito”.

Na mesma semana, na sexta-feira (27), o GeMob, em parceira com a Rota Simuladores, promoveu também uma ação educativa no Parklet da rua Doutor Bozano, no centro de Santa Maria. A ação “Eu atravesso na faixa” contou com a presença de membros do grupo, da empresa Rota e de agentes de mobilidade e trânsito promovendo a Semana Nacional de Trânsito.

Para acompanhar as atividades do Grupo de Estudos em Mobilidade basta acessar as redes sociais Facebook e Instagram.