Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça o projeto “Energie pour Tous”, do INCT-GD



Idealizado por alunos imigrantes do Haiti, o projeto Energie pour Tous (Energia para Todos) consiste em uma série de 12 vídeos no canal do youtube INCT Geração Distribuída. Os vídeos têm objetivo de esclarecer sobre a geração alternativa de energia elétrica e orientar a melhor maneira de utilizá-la. O projeto é coordenado pelos professores Marco Antônio Dalla Costa e Rafael Concatto Beltrame. Os alunos envolvidos são estudantes da graduação da UFSM que vieram ao Brasil em 2017. A ideia do projeto surgiu em 2018 e começou a ser executada esse ano pelos quatro integrantes: Evens Bien-Aime, Jean James E. Aristhenee, Jean Wadley Toussaint e Robert Jacques. Eles são bolsistas de iniciação científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída de Energia Elétrica. 

O Energie pour Tous é voltado para países em desenvolvimento, com baixo índice de eletrificação, como o Haiti. Ele visa incentivar os estudantes universitários e de ensino médio a pesquisar sobre essas áreas de conhecimento e aplicá-las futuramente em seus países. “A partir do momento que o trabalho está feito e publicado, o que nos interessa é que ele seja difundido o máximo possível para que alcance o maior número de pessoas, levando informação a todos, tanto no Brasil quanto no Haiti e demais países em desenvolvimento”, explica o professor Marco Antônio. 

Para o acadêmico Evens Bien Aime o projeto é relevante em diversos aspectos: “Ele fortalece a nossa rede de contatos na universidade e com a comunidade de Santa Maria, nos permite reconectarmos com o nosso país de origem, e abraça o direito humano de migrar e pela igualdade que foi fortalecida na UFSM com a criação do Migraidh.” Além disso, ele salienta que a estrutura, os laboratórios, núcleos de ensino, equipes de competição, grupos de pesquisa e extensão melhoram efetivamente o aprendizado e o dia a dia na Universidade. 

O projeto também foi abordado no documentário Migrar não é delito, da TV Campus, que retratava projetos propostos por estudantes imigrantes e refugiados na UFSM.  

O trabalho começou em janeiro deste ano, passou pelas etapas de revisão bibliográfica, gravação, edição e tradução. Dois vídeos já foram publicados, e três estão em produção. Os vídeos estão disponíveis no idioma francês, mas também possuem legendas em português e inglês. 

Para conferir outros projetos que contam com estudantes refugiados e imigrantes veja essa matéria

Assista o primeiro episódio a seguir:

 

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2956

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes