Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro “Seleção Ambiental de Barragens” é organizado por professora do CT



A segunda edição do livro “Seleção Ambiental de Barragens: Análise de favorabilidades ambientais em escala de bacia hidrográfica”, organizado pela professora do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Jussara Cabral Cruz e por Geraldo Lopes da Silveira, será lançado no dia 06 de novembro de 2019, às 16h, na cerimônia de lançamentos das publicações da Editora UFSM na 65ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. 

O livro descreve metodologia desenvolvida pelos autores para catalogar barragens para irrigação. Inserido em um contexto social que exige atenção extrema à sustentabilidade, foi repensada a estratégia de abordagem dos inventários de barragens, não só visando a irrigação, mas também que pudesse ser estendida a inventários de barragens com múltiplos fins. Segundo a professora Jussara Cabral, essa edição revista e ampliada, traz novas considerações a respeito de construção de barragens: “Estas mudanças ocorreram em função de dois principais fatores: a) a evolução da legislação referente às barragens e b) apresentar a evolução das abordagens com foco no inventário de barragens (foco deste livro) para abordagens com foco em zoneamento ambiental para o licenciamento de barragens”, explica.

A obra é voltada para gestores públicos, docentes, alunos de graduação e pós graduação, e profissionais envolvidos ao longo do processo de decisão da construção de uma barragem: engenheiros, geotécnicos, geógrafos, biólogos, agrônomos, economistas, sociólogos, entre outros. Além do lançamento na Feira do Livro, o mesmo terá lançamento no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Foz do Iguaçu no Paraná, no dia 26 de Novembro às 17h30. Na mesma ocasião será lançado o livro “Gestão de Bacias Hidrográficas e sustentabilidade”, de Arlindo Philippi Jr e Maria do Carmo Sobral, no qual a professora Jussara também colaborou em um dos capítulos.

O livro “Seleção Ambiental de Barragens” já está disponível para pré-venda no site da Editora. Durante esse período (até 06 de novembro) o livro estará com 20% de desconto. E a compra de um exemplar acompanha uma ecobag personalizada da Editora. 

 

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2971

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes