Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cursos de Engenharia da UFSM recebem avaliação 5 estrelas no Guia da Faculdade Estadão



Os cursos de Engenharia Elétrica (EE) e Engenharia Sanitária Ambiental (ESA) foram avaliados com 5 estrelas pelo Guia da Faculdade do Estadão. Neste primeiro ano do novo projeto do Estadão, mais de 6 mil coordenadores e professores de instituições de ensino superior de todo o país se cadastraram para atuar voluntariamente como avaliadores. Cada curso foi distribuído para seis avaliadores, entre eles o coordenador do curso, e a avaliação consistiu em um questionário preenchido por eles. Ao analisar cada curso, os avaliadores deveriam dar três notas: para a qualidade do projeto pedagógico; para a qualidade do corpo docente; para a qualidade da infraestrutura. 

Essa pesquisa de opinião acadêmica criou um selo de qualidade, posicionando as graduações em diferentes faixas, de acordo com as notas dadas pelos especialistas. Os cursos foram classificados de acordo com os seguintes conceitos:

  • 5 estrelas (excelente)
  • 4 estrelas (muito bom)
  • 3 estrelas (bom)
  • Não-estrelado

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Professor Lucas Vizzotto Bellinaso, ressalta a importância para o curso de receber o selo 5 estrelas: “isso motiva os alunos, professores e a própria coordenação a sempre melhorar a bucar a excelência no ensino. Além disso, é importante para divulgar a UFSM, o CT e o curso.” Ainda, enfatiza que para essa avaliação foi fundamental a descrição e comprovação de todas as oportunidades que os alunos possuem em atividade extra-curriculares. Entre elas os projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão que os alunos participam, como o PET, Capítulo Estudantil IEEE, empresas juniores, grupos de competição, e entre outros. “Além disso, temos aqui o Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica, que é de excelência na CAPES (Conceito 6), permitindo aos alunos interagir diariamente com os mestrandos e doutorandos e participar de projetos de pesquisa que abordam problemas reais provenientes da sociedade, setor elétrico e indústria eletrônica.”

O curso de EE é um dos mais antigos da UFSM, teve seu primeiro vestibular em 1962. E o curso ESA, que iniciou suas atividades letivas no vestibular do segundo semestre de 2009, completou 10 anos recentemente.

Confira o resultado da avaliação aqui

 

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2972

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes