Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor de Arquitetura e Urbanismo lança ebook na 65° Feira do Livro de Porto Alegre



O livro “Cooperativa de consumo dos empregados da viação férrea do Rio Grande do Sul: imaginário e espaço social”, do professor de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Fernando Silva Mello, será lançado dia 06 de novembro na 65° Feira do Livro de Porto Alegre. O livro trata da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do RS, fundada em 1993 em Santa Maria, seu desenvolvimento, seus edifícios e influências nas cidades onde atuou. De acordo com o professor, o livro partiu de uma necessidade de preservação da memória cultural de Santa Maria. “A relevância está em valorizar uma iniciativa histórica da classe ferroviária que teve grande impacto nas atividades comerciais, industriais e educacionais não só para Santa Maria como também para o estado do Rio Grande do Sul”, diz ele.

Sinopse: A Cooperativa, no auge da sua existência para além do atendimento de necessidades básicas de seus associados, como alimentação, vestuário, saúde e educação, deixou plantada no imaginário social a imagem de uma instituição grandiosa que, se não tivesse sido interrompida em seu progresso, teria sido a materialização de ideais civilizatórios onde o trabalho se ombrearia ao capital. Esta obra demonstra que os discursos das diretorias da Cooperativa que defendiam iniciativas claramente pragmáticas e objetivas, eram permeados por referências a pensamentos utópicos assim como também nos discursos de representantes de setores sociais impactados pelas forças materiais e simbólicas geradas durante seu processo histórico de implantação.

O livro é voltado a comunidade em geral e acadêmica no âmbito da Arquitetura e Urbanismo. Ele será lançado apenas na versão digital, mas a intenção é que em um futuro próximo uma versão impressa seja publicada.

 


Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-2992

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes