Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Alunos da UFSM apresentam trabalhos na Conferência Internacional de Robótica Avançada (ICAR)

Foi realizada, entre os dias 2 e 6 de dezembro, a Conferência Internacional de Robótica Avançada (ICAR), na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na qual a UFSM esteve presente apresentando três trabalhos. Classificada como B1 na área de Ciência da Computação, essa conferência recebe autores do mundo inteiro que apresentam trabalhos sobre temas diversos, como veículos aéreos não tripulados (drones), robôs cirurgiões, robôs bípedes, navegação de robôs, interação humano/robô, entre outros.

Um dos trabalhos apresentados foi da aluna de graduação em Engenharia de Controle e Automação, Luiza Pozzobon. O trabalho consiste em uma nova tecnologia de baixo custo para estimar o ângulo de dobra dos dedos de uma mão prostética robótica. Desenvolvida sem auxílio financeiro externo, utilizando materiais simples e facilmente encontrados em ferragens e lojas de materiais eletrônicos, a mão prostética foi apresentada em uma sessão do congresso junto a outros projetos milionários de laboratórios americanos e europeus.

Bicicleta ergométrica e robô humanoide da dissertação apresentada por Guilherme

Um outro trabalho foi realizado pelo mestre em Computação, Guilherme da Silva Garcia, recentemente graduado no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSM. O trabalho resultou da dissertação intitulada “Efeitos do uso de um robô humanoide como ferramenta de motivação para exercícios físicos e seus aspectos psicológicos”, orientada pelo Professor Giovani Librelotto e coorientada pelo Professor Rodrigo Guerra. Desenvolvido no grupo de pesquisa TAURA (Tecnologia em Automação e Robótica Aplicada), contou também com a parceria de professores e alunos de outras áreas, como a medicina e a terapia ocupacional.

Por fim, o trabalho do aluno de graduação em Engenharia de Controle e Automação, Dranaju Júnior de Jesus, apresentou estratégias de controle de robôs móveis com rodas, utilizando Deep Reinforcement Learning, tecnica recente e avançada de inteligência artificial. Na apresentação, Dranaju demonstrou a capacidade do robô em definir uma trajetória de movimento, desviando de obstáculos até chegar no destino final. O trabalho foi desenvolvido parcialmente no grupo de pesquisa TAURA e no GARRA (Grupo de Automação e Robótica Aplicada), e teve também a participação do aluno Jair Augusto Bottega e do Professor Marcos Cuadros do IFES, que ajudou nas correções do artigo.

A conferência acontece desde 1991, a cada dois anos, em lugares diferentes do mundo. Ela já ocorreu na China, Turquia, Estados Unidos, Uruguai, Alemanha, Coreia do Sul, Portugal, Hungria, Japão, Espanha e Itália. Para mais informações acesse o site

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.