Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Laboratório de calibrações da UFSM recebe acreditação do INMETRO

O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento e a Inovação de Produtos e Processos (LADIPP) agora faz parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC).

O trabalho de implantação ocorreu com o apoio do Sistema de Gestão de Laboratórios do Centro de Tecnologia (SGLab CT) e iniciou mesmo antes do LADIPP entrar em funcionamento, em 2014. Em dezembro de 2018, com a norma ABNT ISO/IEC 17025 plenamente implantada e já em uso, entrou-se com a solicitação formal de acreditação junto a Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), um órgão do INMETRO. Em setembro de 2019, recebeu-se a avaliação e, em fevereiro de 2020, teve-se a concessão da acreditação.

Acreditação é o reconhecimento da competência técnica, neste caso, de um laboratório para a realização de calibrações ou ensaios. Assim o LADIPP é acreditado para realizar calibrações em balanças até 20 kg, paquímetros até 150 mm e micrômetros até 100 mm. Empresas do setor metal mecânico e aquelas que utilizem paquímetros e micrômetros para controlar a qualidade de seus produtos e processos podem utilizar os serviços do LADIPP. Além dessas empresas, laboratórios que realizam análises químicas e utilizam balanças para preparo de amostra também são potenciais clientes do LADIPP. Além das calibrações da RBC, o LADIPP também realiza ensaios de tração, compressão e flexão até 2 toneladas e ensaios dimensionais em máquina de medição por coordenadas.

A coordenadora do LADIPP, Profª. Drª. Engª. Morgana Pizzolato, explica que já se tinha toda a estrutura e os instrumentos de medição e padrões, dando condições para estruturar o sistema de gestão para acreditar o laboratório. Quando questionada sobre as oportunidades a partir dessa acreditação, a professora Morgana responde: “Com isso, podemos auxiliar toda a comunidade acadêmica que usa as nossas medições a qualificar suas pesquisas, o que já estamos fazendo. A qualificação das pesquisas se dá pela realização das medições em instrumentos de medição calibrados, o que garante a rastreabilidade metrológica ao Sistema Internacional de unidades (SI). Além disso, os alunos estagiários tem uma experiência prática ainda da universidade de trabalho em um laboratório como aqueles que podem encontrar na iniciativa privada. Por fim, mas não menos importante, dar apoio a indústria de Santa Maria e região na manutenção dos seus instrumentos calibrados e ainda medições para desenvolvimento de produtos e processos.”

No site do SGLab estão disponíveis os formulários para solicitação de orçamentos e também telefones de contato. Mais informações sobre o escopo da acreditação podem ser consultadas no site do INMETRO: serviço de calibração dimensional e serviço de calibração massa.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgação de eventosdivulgação de notíciasdivulgação de dissertações e teses

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.