Grupo de pesquisadores do INRI é credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

Na última segunda-feira (25), foram divulgados 11 novos grupos de pesquisa de universidades federais selecionados e credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Dentre eles está a Unidade Embrapii em Energias Renováveis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que reúne pesquisadores do Instituto de Redes Inteligentes (Inri), órgão suplementar do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O grupo de pesquisa atua na área de energias renováveis, abrangendo temas como integração de recursos energéticos renováveis em redes elétricas, conversão de energia, eficiência energética e armazenamento de energia e veículos elétricos.

Os grupos de pesquisadores das instituições selecionadas terão disponíveis cerca de R$ 30 milhões para investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para atender demandas do setor industrial. Potencializado pelo modelo de financiamento, a parceria tem o objetivo de atrair empresas pelo conhecimento existente e por sua capacidade de geração de soluções tecnológicas das novas unidades. A meta é gerar 175 projetos e R$ 100 milhões em investimentos de inovação, à medida que se soma ao valor aportado pela Embrapii, a contrapartida financeira de empresas e os recursos não financeiros da Unidade (mão de obra, equipamentos de ponta etc.).

Capacitação profissional – Além estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, o credenciamento de unidades em universidades federais também visa capacitar profissionais qualificados para atuarem em projetos de PD&I na indústria.

O programa prevê a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, atuando em projetos de pesquisa aplicada com a indústria. Além de adquirir habilidades de pesquisa e consolidar suas competências técnicas, o programa de formação de Recursos Humanos da Embrapii permite o desenvolvimento de habilidades que ultrapassam a dimensão técnica, com a de persuasão e negociação; gerenciamento de projetos; comunicação e liderança. Cerca de 530 estudantes terão a oportunidade de participar da iniciativa.

Sobre a Embrapii – A organização social é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo. Além do MEC, os ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e da Saúde são responsáveis, predominantemente, pelos recursos da Embrapii, provenientes de contratos de gestão.

Sobre o INRI – O Instituto de Redes Inteligentes (INRI) foi fundado em 2017 por pesquisadores de consolidada atuação científica e tecnológica junto a três grupos de pesquisa associados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM, fundados nos anos 80 e 90: Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC), Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) e Grupo de Inteligência em Iluminação (GEDRE). Na década corrente associou-se o Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC), associado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, que atua no setor de negócios em energia. Até o presente momento há uma grande quantidade de projetos com empresas como a NHS, Embraco, SMS, CP Eletrônica, Logmaster, Weg, CS Eletro, Uniluz, Intral, Metalúrgica Fratelli, Romagnoli, Sonnen, AGCO, Legrand, entre outras.

Imagem panorâmica da fachada do prédio do INRI-UFSM

Texto com informações dos sites do Ministério da Educação e do INRI-UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.