Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Seleção de Bolsistas em projeto da UFSM e Agência Espacial Brasileira

Foi aberto processo de seleção de bolsistas para o projeto de extensão “Plataforma Digital para o Mapeamento e Análise de Tecnologias Espaciais Brasileiras da Agência Espacial Brasileira”, que devido ao curto prazo, encerrará no dia 12/08/2020, cujo edital pode ser encontrado aqui neste link.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) iniciou um projeto de mapeamento e análise das tecnologias espaciais brasileiras que busca identificar e avaliar as tecnologias desenvolvidas e em desenvolvimento nos institutos de pesquisa, nas universidades e na indústria. Ao consolidar informações do atual nível de desenvolvimento tecnológico e as competências associadas, o mapeamento tecnológico colaborará para o planejamento e gestão do programa espacial de maneira mais eficiente buscando correlacionar tecnologias, desenvolver rotas  tecnológicas, gerenciar riscos e interligar possíveis colaboradores.

Nesse contexto a UFSM apoiará a AEB diretamente no desenvolvimento da plataforma web que será utilizada para coleta das informações prestadas pelos referidos agentes desenvolvedores de tecnologias de interesse do setor, e também contribuirá com metodologias para o aprimoramento da análise e avaliação automatizada das informações coletadas e armazenadas pela AEB.

Sobre a bolsa

A ação foi proposta internamente através de um Projeto de Extensão “Plataforma Digital para o Mapeamento e Análise de Tecnologias Espaciais Brasileiras da Agência Espacial Brasileira”, registrado na UFSM sob número 053774, e contemplado no Edital FIEX 2020, oferecendo duas vagas para bolsistas no período de 01/09/2020 a 31/01/2021, sendo uma vaga para Desenvolvimento para Internet, com duração de 5 (cinco) meses, e uma vaga para Metodologia para Avaliação de Nível de Prontidão Tecnológico, com duração de 3 (meses).

Além disso, a AEB espera disponibilizar recursos próprios para custear outras 3 bolsas por 24 meses a partir de 2021 além de investir em equipamentos para UFSM.

Clique aqui para fazer a inscrição.

No caso de dúvidas, entre em contato, como indicado no edital.

Com informações de Marcelo Zanetti (marcelo.zanetti@ufsm.br).