Cursos do Centro de Tecnologia são contemplados em convênio de Duplo Diploma entre a UFSM e Universidades Francesas

De forma inédita, a UFSM assina Convênios de Duplo Diploma entre Cursos de Graduação na área das Engenharias com o INSTITUT POLYTECHNIQUE DE BORDEAUX / ENSEIRB-MATMECA (Bordeaux INP) de Bordeaux/França. Neste primeiro momento, foram contemplados os Cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Aeroespacial, ambos lotados no Centro de Tecnologia.

O convênio de Duplo Diploma aprovado possibilita aos alunos brasileiros e franceses realizarem seus cursos em ambos os países e Instituições, validando créditos e atividades acadêmicas e científicas, obtendo assim os diplomas em ambas as Instituições de forma automática.

A oportunidade surgiu através do projeto “BRAFISAT – Cooperação Brasil-França na formação de engenheiros na exploração de micro e nano satélite”, aprovado em 2018 no âmbito do Programa CAPES/BRAFITEC, sendo este um dos seus principais resultados. O projeto aprovado pela primeira vez na UFSM tem como parceiros o INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA (ITA/Brasil), UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC/Brasil), INSTITUT POLYTECHNIQUE DE GRENOBLE (GRENOBLE INP/França), UNIVERSITÉ GRENOBLE ALPES (UGA/França), INSTITUT POLYTECHNIQUE DE BORDEAUX (BORDEAUX INP/França), ÉCOLE NATIONALE SUPÉRIEURE DES MINES DE SAINT-ÉTIENNE (França) e UNIVERSITÉ DE MONTPELLIER (MONTPELLIER INP/França) e tem como objetivo principal promover o intercâmbio entre Brasil e França de estudantes das Engenharias: Elétrica, da Computação, de Telecomunicações e Aeroespacial, e cujo foco é a formação qualificada em áreas estratégicas de micro e nano satélites.

A coordenação geral do projeto é de responsabilidade do Prof. João Baptista dos Santos Martins do Departamento de Eletrônica e Computação do Centro de Tecnologia.