Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa de alunos da UFSM aceita na maior conferência de robótica do mundo



O grupo de pesquisa VersusIA, fundado por alunos e egressos da UFSM, irá apresentar um de seus artigos na 2022 IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots (IROS 2022). A conferência é a segunda maior do mundo na área de robótica e acontece entre os dias 23 e 27 de outubro em Kyoto, no Japão. A pesquisa trabalha com a navegação autônoma de veículos aéreos não tripulados (drones) e pode ser conferida aqui.

VersusAI foi fundado por um grupo de amigos que tinha interesse na área de pesquisa em robótica depois de participarem da Latin American Robotics Competition – LARC, em Rio Grande. Entre os participantes do projeto estão: Junior Costa de Jesus, egresso da UFSM em Engenharia de Controle e Automação e mestre pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG); Victor Augusto Kich, aluno de Engenharia de Computação na UFSM; Alisson Henrique Kolling, aluno de Engenharia de Controle e Automação na UFSM; Ricardo Bedin Grando, egresso de Engenharia de Computação na UFSM, mestre pela FURG e professor na Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC); Rodrigo da Silva Guerra e Paulo Lilles Jorge Drews J. 

Durante o último ano, os pesquisadores elaboraram três artigos para serem submetidos na IROS 2022. Dois trabalhavam com drones e um com veículo terrestre. O artigo aceito na conferência trabalha com veículos aéreos não tripulados e foi elaborado com ajuda da UTEC e da FURG. A pesquisa simula a navegação de um drone bidimensional, em um espaço 2D, e foi baseada na utilização de imagens em profundidade. 

O aluno de Engenharia de Computação Victor Kich explica que, na simulação, o método empregado resultou em uma precisão maior ao invés da convencional utilização do pixel bruto. Essa pesquisa pode ser utilizada para aprimorar a navegação de veículos aéreos não-tripulados e substituir o piloto do drone por uma inteligência artificial. Para realizar a simulação e o treinamento dos agentes inteligentes, o grupo utilizou os computadores da Universidade do Uruguai. 

No ano passado, em 2021, o grupo VersusAI apresentou um artigo na maior conferência de robótica do mundo, The IEEE International Conference on Robotics and Automation (ICRA). A pesquisa foi realizada com um drone híbrido, que pode navegar no céu e na água. Diferente da simulação feita para a IROS 2022, esse drone utilizou sensores para navegar de forma autônoma. O sucesso dessa pesquisa está vinculado ao aprimoramento da transição de meio. 

Para o futuro do VersusAI, os pesquisadores Victor e Alisson contam que o grupo deseja trabalhar com a aplicação dos algoritmos desenvolvidos em um robô físico e também na área de robô multi-agente. A vontade de trabalhar com drones reais vem da intenção de analisar as interferências do mundo real que não podem ser testadas durante a simulação. A área de robôs multi-agente trabalha com vários robôs trabalhando de forma cooperativa, como um enxame. 


Texto por Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-3780

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes