Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do CT recebe Medalha de Pacificador pelo projeto SIS-ASTROS GMF



Raul Ceretta Nunes, Professor Doutor do Centro de Tecnologia, recebeu Medalha de Pacificador do Exército Brasileiro pelo trabalho no projeto Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes. A honraria é conferida a militares ou civis que tenham prestado serviços ao Exército. A medalha será entregue em uma solenidade na 3ª Divisão de Exército, no dia 25 de agosto, em Santa Maria.

O professor conta que o projeto SIS-ASTROS tem auxiliado o Exército a desenvolver uma solução nacional para o treinamento de militares na operação do Sistema ASTROS. As atividades são desenvolvidas no Centro de Instrução de Artilharia e Mísseis e Foguetes, no Forte Santa Bárbara, em Formosa, Goiás.

O convênio entre o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército e a UFSM, firmado em abril de 2020, tem como objetivo o desenvolvimento deste projeto. O SIS-ASTROS GMF é baseado no treinamento em simulação do  ASTROS, um sistema de artilharia de lançadores múltiplos de foguetes. 

O projeto deve gerar novas tecnologias, capazes de melhorar a eficiência da instrução e reduzir o impacto ambiental. A simulação permite que as aulas e instruções sejam realizadas através de computadores, evitando disparos de munições e reduzindo o custo em treinamentos que usam o sistema real.

A parceria entre o DCT e a UFSM tem como objetivo o intercâmbio de recursos técnicos e humanos, buscando desenvolver ações de extensão, ensino e pesquisa, envolvendo interesses mútuos nas áreas de tecnologia. Para a UFSM, a parceria também significa o reconhecimento e fortalecimento do setor de defesa e TIC, especialmente nas áreas de computação e simulação.


Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-3821

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes