Professora da UFSM contemplada com realização de pesquisa na Alemanha

A arquiteta e urbanista professora da UFSM Campus Cachoeira do Sul, Verônica Garcia Donoso, foi agraciada com um subsídio para realizar uma pesquisa na Fundação Alexander Von Humboldt, na Alemanha. Donoso irá desenvolver o estudo intitulado: “Explorando o crescimento urbano e a perda de vegetação nos biomas Amazônia e Pampa – uma perspectiva de planejamento ecológico”. A pesquisa será realizada através do programa Georg Forster Research Fellowship, que promove recursos para pesquisadores de países em desenvolvimento e emergentes.

Donoso irá desenvolver sua pesquisa na Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália, em Aachen (Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen – RWTH Aachen University). O objetivo deste estudo é fornecer diretrizes para o planejamento ecológico no futuro. A pesquisa irá destacar as particularidades do crescimento urbano e da expansão das plantações sobre as áreas naturais da Amazônia (Porto Velho/RO) e dos Pampas (Porto Alegre/RS).

A professora conta que ficou muito honrada em ter sido escolhida pela Fundação, já que o processo seletivo é muito criterioso. Essa é uma oportunidade que, além de proporcionar crescimento profissional e pessoal, também traz visibilidade para as pesquisas brasileiras e para a UFSM. Donoso relata que se sente honrada de representar nossa garra e competência lá fora.

A Fundação Alexander Von Humboldt foi criada em 1953, pela República Federal da Alemanha. A instituição financia pesquisadores do mundo inteiro, possibilitando a realização de suas pesquisas em colaboração com uma instituição alemã. The Georg Forster Research Fellowship, programa que selecionou a professora Verônica, exige que a pesquisa a ser estudada seja relevante para o desenvolvimento da região de origem do pesquisador. Informações sobre como participar deste programa podem ser encontradas aqui.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!