Egresso da UFSM recebe Prêmio de Melhor TCC Gaúcho

O egresso do curso de Engenharia de Produção da UFSM, Mateus Trevisan, alcançou o 1° lugar no “Prêmio NUGEEP – Melhor TCC Gaúcho do ano de 2022”. O TCC “Sistemática para implementação da ABNT NBR ISO 9001 utilizando princípios e ferramentas Lean Six Sigma” foi orientado pelo Professor Marlon Soliman, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Trevisan irá receber uma menção honrosa juntamente do troféu de 1° lugar no VII Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (SIGEPRO).

A premiação foi criada pelo Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (NUGEEP) como uma forma de incentivar a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso de excelência na área de Engenharia de Produção. O ex-aluno da UFSM relata: “no dia que eu apresentei o meu TCC para a banca avaliadora, foi quando a ficha caiu da magnitude que o trabalho tinha se tornado”. Trevisan conta que nada melhor do que ver seu esforço ser reconhecido por um dos maiores eventos de Engenharia de Produção do Sul do Brasil. O troféu de 1° lugar será entregue presencialmente no VII SIGEPRO, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, na Universidade de Passo Fundo (UPF).

No início da produção de seu TCC, Trevisan resolveu integrar o tema de sua pesquisa com algo que poderia ajudar a indústria no momento atual. Ele resolveu unir a abordagem Lean Six Sigma – LSS a norma ABNT NBR ISO 9001. Segundo Trevisan, a pesquisa engloba “uma verificação na literatura em busca das ferramentas mais utilizadas/conhecidas do LSS e como cada uma delas poderia contribuir para a implantação de cada um dos requisitos da norma”.

Mateus Trevisan ingressou no curso de Engenharia de Produção da UFSM em 2017. Durante a graduação, participou da empresa júnior Projep Jr., vinculada ao curso de Engenharia de Produção. Na empresa, trabalhou na área de marketing e mídias sociais. Em 2019 passou a atuar como assistente administrativo no Sistema de Gestão de Laboratórios do Centro de Tecnologia (SGLab CT). Em paralelo a esta atividade, entrou para a Iniciação Científica, orientado pelo professor Marlon Soliman.

Durante a IC, auxiliou no desenvolvimento de uma ferramenta híbrida para modelagem e melhoria de processos por meio da integração do VSM – Value Stream Mapping e BPMN – Business Process Modeling Notation. Após 2 anos no SGLab CT e com a Iniciação Científica finalizada, Trevisan passou a compor a equipe da startup Learn to Fly (LTF), que trabalha com programas de mentoria e autoconhecimento. Atualmente, Matheus ocupa uma posição de Customer Success Junior na startup.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!