Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PPGAUP



O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) abre processo seletivo de bolsista para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Pós-Doutorado Estratégico – Apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação (PDPG – Pós-Doutorado Estratégico). A oportunidade é destinada a doutores que possam contribuir com o desenvolvimento do projeto de pesquisa: Projetos de acessibilidade espacial centrado no usuário a partir de tecnologias de fabricação digital. A bolsa tem remuneração mensal de R$ 4.100,00, conforme regulamentado pela CAPES, com duração de 12 meses.

Para realizar as inscrições, os candidatos devem enviar a documentação exigida para o e-mail: ppgaup@ufsm.br com o título “INSCRIÇÃO PÓS-DOC ESTRATÉGICO” até o dia 15 de novembro. O PPGAUP irá confirmar o recebimento da inscrição, em caso contrário, o candidato deve entrar em contato com a secretaria pelo mesmo e-mail ou pelo telefone:  (55) 3220-8837.

Documentação exigida:  

  • Requerimento de inscrição, ANEXO 1 no Edital, preenchido e assinado;
  • Histórico escolar do curso de Doutorado;
  • Currículo Lattes atualizado;
  • Diploma de Doutorado (frente e verso) emitido por Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC;
  • Carteira de Identificação Civil ou Militar, ou passaporte para estrangeiros;
  • Ficha de Avaliação, ANEXO 2 no Edital, acompanhada das comprovações e preenchida conforme indicação constante na mesma;
  • Plano de Trabalho com cronograma de execução (de no máximo 02 páginas) que descreva as atividades e metas de produção científica e captação de recursos para o período de 12 meses, com indicação do provável professor supervisor.  

O Plano de Trabalho deve indicar um dos seguintes docentes como orientador de pós-doutorado: (a) Vanessa Goulart Dornelles; (b) Josicler Orbem Alberton.

São requisitos para recebimento da bolsa: ser brasileiro ou estrangeiro residente do Brasil; possuir título de doutor há, no máximo, 5 anos, nas áreas de Engenharias, Arquitetura, Urbanismo, Design ou áreas afins; disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; não ser aposentado ou em situação equiparada; não ser servidor da UFSM; residir na cidade da instituição durante o período de vigência da bolsa; cumprir a carga horária de 40h semanais e ter experiência e habilidades com softwares de modelagem tridimensional nas áreas de arquiteturas, design e/ou engenharias.

A relação preliminar das inscrições será divulgada no site: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgaup/ no dia 16 de novembro. O prazo de solicitação de reconsideração das inscrições será de 24 horas. 

Mais informações podem ser encontradas no Edital em anexo. 


Com informações do Edital N° 003/2022

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4000

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes