Alunos do CT participam de evento de Robótica

Alunos do CT e professor Anselmo Cukla

Alunos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia de Computação participaram do ROBOCHARQ, no campus do IFSul Charqueadas, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. O evento de robótica reúne entretenimento, colaboração, competição e promove a construção de robôs e desenvolvimento de conhecimentos através da robótica educacional. Os alunos do CT foram acompanhados pelo professor Anselmo Cukla.

Os “Taura Bots”, que são três times de competição da UFSM, participaram nas categorias: 1) Seguidor de Linha com Desafios PRO; 2) Seguidor de linha Analógico, e; 3) Sumô Autônomo Prô. Eles não subiram ao pódio da competição, mas receberam as premiações de:

• Melhor Circuito Eletrônico, na categoria Seguidor de linha Analógica, com o time do aluno de Engenharia de Controle e Automação Bruno Gabriel Flores Sampaio.
Bruno Gabriel Flores Sampaio

• Prêmio Superação, na categoria Sumô PRO, com o time composto pelos alunos de Engenharia de Controle e Automação: Leonardo Ferreira Pereira, Guilherme Henrique Wulfing e Bruno Eduardo Balsan.
Leonardo Ferreira Pereira, Guilherme Henrique Wulfing, e Bruno Eduardo Balsan

A categoria de Sumô PRO é uma competição de alunos de Engenharia e Robótica. Os dois robôs adversários tentam se empurrar para fora de uma arena circular, semelhante ao esporte Sumô. Na categoria PRO os robôs utilizados são autônomos e os times têm certa liberdade para montar e programar os robôs, somente devem respeitar os pesos e dimensões especificados no regulamento da competição.

Já na categoria Robôs Seguidores de Linha Analógico, os robôs utilizados não possuem elementos programáveis e são compostos por elementos analógicos. Esses robôs devem seguir uma linha preta que é lida através de sensores. O objetivo é que os robôs detectem o caminho a ser seguido e percorram o circuito pré-estabelecido.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!