Departamento de Eletrônica e Computação (DELC)

O Departamento de Eletrônica e Computação (DELC) é uma subunidade do Centro de Tecnologia (CT) e tem como linha de atuação principal proporcionar conhecimento nas áreas de Eletrônica e Computação (e recentemente na área de Telecomunicações), através de um conjunto de disciplinas ofertadas a diversos cursos de graduação, e pós-graduação da Universidade.

A área de Eletrônica abrange fundamentalmente o estudo de dispositivos eletrônicos, a análise e o projeto de circuitos e sistemas eletrônicos analógicos, e sua integração (microeletrônica). Abrange também a análise e o estudo de circuitos e sistemas digitais, sistemas lógicos programáveis e sistemas embarcados (SoCs). A área de computação abrange a programação de sistemas, o estudo de arquiteturas de computadores, e a sua organização, assim como otimização de sistemas computacionais. A área de Telecomunicações abrange a análise e projeto de sistemas de comunicações e processamento de sinais.

Entre os cursos de graduação onde o DELC atua, cabe mencionar os Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações e Ciência da Computação, entre vários outros. O DELC participa também nos cursos de pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e Engenharia Elétrica (PPGEE).

Ainda que Eletrônica e Computação (e Telecomunicações) constituam a base da formação dos professores do DELC, os docentes do DELC atuam em diversas áreas afins, normalmente em conjunto com docentes de outras subunidades, e de outras Universidades, em projetos de ensino, pesquisa, extensão e de cooperação. A interdisciplinaridade é uma característica do DELC, assim como a formação heterogênea dos seus docentes, obtida em diversas Universidades do País e no exterior.

O DELC conta também com monitores, bolsistas e voluntários para apoio didático e administrativo. A secretaria do DELC é atendida por um servidor técnico-administrativo, o qual, além do atendimento aos estudantes, é responsável pela operacionalização das rotinas didáticas e administrativas, e demais eventos que o departamento participa e/ou promove.

O DELC ocupa um espaço físico constituído de uma sala, dividida em 4 ambientes; um para a secretaria administrativa, um para a chefia e pequenas reuniões, um para bolsistas e monitores e, um espaço de convivência.

Chefe: André Luiz Aita

Samuel Tumelero Valdugasamucatv@gmail.com
Vitor Cristiano Benderbender.vitor@gmail.com

Email: delc@ufsm.br