I Workshop CDIO

Técnico-Científicos Publicado: 24 setembro 2019 - 18:07 Última modificação: 3 outubro 2019 - 10:01 Ouvir

Auditório Wilson Aita - Santa Maria

07/10/2019 09:00 - 08/10/2019 12:00

Descrição

A  Direção do Centro de Tecnologia, em parceria com as Coordenações de Curso, estão organizando o I Workshop CDIO para professores, mas aberto à participação de técnicos-administrativos em educação e alunos interessados na temática. CDIO (conceive, design, implement, operate) é um método inovador de ensino de Engenharia, que tem sua origem no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e já está espalhado pelo mundo.

Para mais informações sobre a metodologia aplicada no contexto do Centro de Tecnologia, é possível conferir as seguintes matérias: Conheça o projeto de ensino que apresenta novas estratégias de aprendizagem e Engenharia Aeroespacial já apresenta os primeiros resultados da reforma curricular.

As atividades do Workshop serão conduzidas pelo professor Sergio Ricardo Mazini. Ele é coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Toledo Araçatuba – UNITOLEDO e Coordenador de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária.

A Unitoledo é uma instituição com 54 anos, localizada em Araçatuba-SP. Lá, na área das Engenharias, os cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Produção, Química e Agronomica já adotam o método CDIO, portanto o professor Sergio Mazini apresentará o case e trocará experiências com os participantes do I Workshop CDIO da UFSM.

Segunda-feira 07/10/2019 – 9h às 12h
Palestra aberta para toda a comunidade acadêmica
– Apresentação da Iniciativa CDIO
– Apresentação do Case UniToledo
– Apresentação das iniciativas UFSM
Segunda-feira 07/10/2019 – 14h às 17h
Workshop para Docentes e TAEs
– Aplicação de questionário para diagnóstico institucional
– Levantamento de informações sobre a situação atual e futura, baseada nos Standards e Syllabys
Terça-feira 08/10/2019 – 9h às 12h
Workshop para Docentes e TAEs
– Elaboração do plano de ação para a implantação da iniciativa CDIO
– Orientações sobre a documentação necessárias ao ingresso na iniciativa CDIO

Não é necessário inscrição prévia e a participação é gratuita.

Professor Lucas Bellinaso: lucas@gepoc.ufsm.br

Auditório Wilson Aita