Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Instituto de Redes Inteligentes (INRI)

As instalações do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) estão localizadas no prédio 09E do campus principal da UFSM, na cidade de Santa Maria – RS.

Os laboratórios alocados atualmente no prédio do INRI estão distribuídos da seguinte forma:

O LPEE é um laboratório voltado a pesquisa e desenvolvimento de conversores estáticos para processamento de energia elétrica. O laboratório é fruto de uma parceria entre o INCT-GD, o INRI e a UFSM, tendo sua estrutura de equipamentos compartilhada entre o INRI e o LPEE.

Ele conta com o que há de mais moderno em equipamentos para avaliação e desenvolvimento de conversores estáticos com um investimento superior a mais 1 milhão de reais, disponíveis para atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de processamento de energia elétrica LPEE.

Entre as diversas linhas de pesquisa que podem ser executadas no laboratório destaca-se:

– Desenvolvimento e testes de conversores estáticos em geral;

– Análise de eficiência de conversores estáticos;

– Análise de desempenho de conversores sob diferentes condições de carga (indutiva, capacitiva, resistiva);

– Análise de corrente de fuga;

– Análise e testes de desempenho de algoritmos de MPPT;

– Análise e testes de algoritmos de Anti-ilhamento;

– Testes sob diferentes condições de rede com variação de frequência e tensão;

– Simulação de faltas na rede elétrica com afundamentos de tensão, saltos de tensão e frequência e Fault Ride Through (FRT);

Responsável: Prof. Lucas Vizzotto Bellinaso

O Laboratório Multiusuário é fruto da parceria entre o INCT-GD, a CPFL Energia, o INRI e a UFSM, conta com mais de 1 milhão de reais em investimentos entre a usina fotovoltaica de 100 kW e os sistemas de aquisição de dados e estações meteorológicas e solarimétricas.

Responsável: Prof. Daniel Bernardon

O Laboratório Multiusuário é fruto da parceria entre o INCT-GD a UFSM e o INRI, com valor investido superior a R$ 500.000,00 ele conta com o que há de mais moderno para simulação computacional em tempo real e aplicações de Hardware-in-the-Loop (HIL) e Rapid Control Prototyping (RCP).

Responsável: Prof. Vitor Bender

O Laboratório Multiusuário de Gestão em Negócios de Energia realiza pesquisas no âmbito da energia, utilizando dos conhecimentos de modelagens e gestão em negócios, através do desenvolvimento de ferramentas de gestão para aprimorar processos administrativos que resultam no aumento da competitividade de toda a cadeia, e a redução de perdas técnicas e comerciais para todo o setor. Os estudos são desenvolvidos através da análise do cenário energético, com vistas a elevar a competitividade e a inovação do setor. Os projetos associados ao laboratório buscam atender demandas pertinentes a acadêmicos da área, a sociedade e as empresas do ramo de energia.

Responsável: Prof. Julio Cezar Mairesse Siluk

O Laboratório de Ensaios está apto a realizar ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica com potência nominal de até 75 kW (monofásicos e trifásicos) de acordo com as normas ABNT NBR 16149:2013, ABNT NBR 16150:2013 e ABNT NBR IEC 62116:2012, reconhecido pelo INMETRO CRL1322.

Portaria INMETRO nº 004, de 04 de janeiro de 2011, alterada pela Portaria INMETRO n.º 357, de 01 de agosto de 2014, torna obrigatório a certificação de todos os inversores fotovoltaicos conectados à rede comercializados no Brasil, com potência nominal até 10 kW. Ensaios acima dessa potência não são compulsórios, mas podem ser realizados para confirmar a funcionalidade dos inversores de grande potência.

Os ensaios são assinados apenas eletronicamente pelos gerentes técnicos, nomeados pela Portaria UFSM/CT nº 156, de 05 de julho de 2018. O LabEnsaios INRIFV conta com equipe de profissionais especializados preparados para atender as demandas dos clientes. O grupo é reconhecido como um dos maiores grupos de pesquisa desta área no Brasil.

Responsável: Prof. Leandro Michels

O Laboratório Multiusuário de Média Tensão do INRI (INRIMT) é fruto de parceria entre o INCT-GD, o INRI e a Universidade Federal de Santa Maria, tem como principal foco o ensaio e a avaliação de transformadores de distribuição, podendo, porém, realizar ensaios para outros tipos de transformadores ou equipamentos elétricos.

Os ensaios realizados pelo INRIMT em transformadores de potência estão de acordo com a norma ABNT NBR 5356:2010. No seu escopo estão incluídos os seguintes ensaios de rotina e de tipo:

– Ensaio de medição de resistência dos enrolamentos;

– Ensaio de medição da relação de transformação;

– Ensaio de medição de corrente de excitação e perdas em vazio;

– Ensaio de medição de impedância de curto circuito e perdas em carga;

– Ensaio de medição de resistência de isolamento;

– Ensaio de tensão suportável a frequência industrial (Tensão Aplicada);

– Ensaio de tensão induzida (CACD);

– Ensaio de tensão suportável de impulso (com impulso cortado);

– Ensaio de elevação de temperatura e medição de resistência a quente.

Para transformadores de distribuição, que possuem adesão compulsória ao programa de etiquetagem brasileiro (PBE) desde 2014, os limites estabelecidos para os ensaios de perdas estão de acordo com a ABNT NBR 5440:2014 e o PRODIST.

Responsável: Prof. Rafael Beltrame