Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Instituto de Redes Inteligentes (INRI)

As instalações do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) estão localizadas no prédio 09E do campus principal da UFSM, na cidade de Santa Maria – RS.

Os laboratórios alocados atualmente no prédio do INRI estão distribuídos da seguinte forma:

O LPEE é um laboratório voltado a pesquisa e desenvolvimento de conversores estáticos para processamento de energia elétrica. O laboratório é fruto de uma parceria entre o INCT-GD, o INRI e a UFSM, tendo sua estrutura de equipamentos compartilhada entre o INRI e o LPEE.

Ele conta com o que há de mais moderno em equipamentos para avaliação e desenvolvimento de conversores estáticos com um investimento superior a mais 1 milhão de reais, disponíveis para atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de processamento de energia elétrica LPEE.

Entre as diversas linhas de pesquisa que podem ser executadas no laboratório destaca-se:

– Desenvolvimento e testes de conversores estáticos em geral;

– Análise de eficiência de conversores estáticos;

– Análise de desempenho de conversores sob diferentes condições de carga (indutiva, capacitiva, resistiva);

– Análise de corrente de fuga;

– Análise e testes de desempenho de algoritmos de MPPT;

– Análise e testes de algoritmos de Anti-ilhamento;

– Testes sob diferentes condições de rede com variação de frequência e tensão;

– Simulação de faltas na rede elétrica com afundamentos de tensão, saltos de tensão e frequência e Fault Ride Through (FRT);

Responsável: Prof. Lucas Vizzotto Bellinaso

O Laboratório Multiusuário é fruto da parceria entre o INCT-GD, a CPFL Energia, o INRI e a UFSM, conta com mais de 1 milhão de reais em investimentos entre a usina fotovoltaica de 100 kW e os sistemas de aquisição de dados e estações meteorológicas e solarimétricas.

Responsável: Prof. Daniel Bernardon

O Laboratório Multiusuário é fruto da parceria entre o INCT-GD a UFSM e o INRI, com valor investido superior a R$ 500.000,00 ele conta com o que há de mais moderno para simulação computacional em tempo real e aplicações de Hardware-in-the-Loop (HIL) e Rapid Control Prototyping (RCP).

Responsável: Prof. Vitor Bender

O Laboratório Multiusuário de Gestão em Negócios de Energia realiza pesquisas no âmbito da energia, utilizando dos conhecimentos de modelagens e gestão em negócios, através do desenvolvimento de ferramentas de gestão para aprimorar processos administrativos que resultam no aumento da competitividade de toda a cadeia, e a redução de perdas técnicas e comerciais para todo o setor. Os estudos são desenvolvidos através da análise do cenário energético, com vistas a elevar a competitividade e a inovação do setor. Os projetos associados ao laboratório buscam atender demandas pertinentes a acadêmicos da área, a sociedade e as empresas do ramo de energia.

Responsável: Prof. Julio Cezar Mairesse Siluk

O Laboratório de Ensaios está apto a realizar ensaios em inversores fotovoltaicos conectados à rede elétrica com potência nominal de até 75 kW (monofásicos e trifásicos) de acordo com as normas ABNT NBR 16149:2013, ABNT NBR 16150:2013 e ABNT NBR IEC 62116:2012, reconhecido pelo INMETRO CRL1322.

Portaria INMETRO nº 004, de 04 de janeiro de 2011, alterada pela Portaria INMETRO n.º 357, de 01 de agosto de 2014, torna obrigatório a certificação de todos os inversores fotovoltaicos conectados à rede comercializados no Brasil, com potência nominal até 10 kW. Ensaios acima dessa potência não são compulsórios, mas podem ser realizados para confirmar a funcionalidade dos inversores de grande potência.

Os ensaios são assinados apenas eletronicamente pelos gerentes técnicos, nomeados pela Portaria UFSM/CT nº 156, de 05 de julho de 2018. O LabEnsaios INRIFV conta com equipe de profissionais especializados preparados para atender as demandas dos clientes. O grupo é reconhecido como um dos maiores grupos de pesquisa desta área no Brasil.

 

Responsável: Prof. Leandro Michels

O Laboratório Multiusuário de Média Tensão do INRI (INRIMT) é fruto de parceria entre o INCT-GD, o INRI e a Universidade Federal de Santa Maria, tem como principal foco o ensaio e a avaliação de transformadores de distribuição, podendo, porém, realizar ensaios para outros tipos de transformadores ou equipamentos elétricos.

Os ensaios realizados pelo INRIMT em transformadores de potência estão de acordo com a norma ABNT NBR 5356:2010. No seu escopo estão incluídos os seguintes ensaios de rotina e de tipo:

– Ensaio de medição de resistência dos enrolamentos;

– Ensaio de medição da relação de transformação;

– Ensaio de medição de corrente de excitação e perdas em vazio;

– Ensaio de medição de impedância de curto circuito e perdas em carga;

– Ensaio de medição de resistência de isolamento;

– Ensaio de tensão suportável a frequência industrial (Tensão Aplicada);

– Ensaio de tensão induzida (CACD);

– Ensaio de tensão suportável de impulso (com impulso cortado);

– Ensaio de elevação de temperatura e medição de resistência a quente.

Para transformadores de distribuição, que possuem adesão compulsória ao programa de etiquetagem brasileiro (PBE) desde 2014, os limites estabelecidos para os ensaios de perdas estão de acordo com a ABNT NBR 5440:2014 e o PRODIST.

Responsável: Prof. Rafael Beltrame

Contato